Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

He Walked By Night - 1948

He Walked by Night (O Demônio da Noite) - 1948
79 min - USA
Crime | Drama | Film-Noir
Alfred L. Werker

http://www.imdb.com/title/tt0040427/


Este Noir parece um documentário, em especial pela extensa presença da voz off desde o início que nos situa na Los Angeles do pós Segunda Guerra Mundial, considerada então uma grande cidade, povoada por pessoas de diversas partes do mundo, onde as atividades nem sempre lícitas ou pacíficas levam a polícia a uma atuação constante e incansável.



Um criminoso sai na noite e tenta forçar a porta de uma loja de eletrônicos. Um policial de volta para casa presencia a cena e, cumpridor do dever, acaba morto por uma bala do criminoso, o que desencadeia toda a trama, numa caça incansável da polícia que começa a investigar um homem ainda sem rosto ou identificação que permita sua captura.



Quando o comerciante de produtos eletrônicos, Paul Reeves, é pego vendendo um projetor roubado, a polícia identifica o criminoso, e começa a conectá-lo a outros roubos sem solução. Usando as testemunhas de alguns assaltos, desenham o rosto do suspeito, até que o detetive Marty Brennan insiste na investigação e descobre seu paradeiro.

A caçada então é planejada até que os bueiros de Los Angeles tornam-se o cenário de uma fuga alucinada culminando na morte do misteerioso criminoso.

A fotografia é brilhante, dirigida pelo brilhante John Alton. Há cenas nas ruas escuras, a luz projetada sobre os personagens enquanto estão entre luzes e sombras, revelando parcialmente suas identidades ou intenções.


O que decepcionou foi o fato de o filme retratar um astuto criminoso, conhecedor de ciências e muito habilidoso em seus trabalhos, invenções e artimanhas nos roubos e delitos, mas em nenhum momento revela-se quem realmente é, ainda que por vezes a polícia suponha tratar-se de um policial, alguém preparado durante a guerra ou coisa parecida, mas acaba por ser morto e em seguida o final seco sem mais informações.

No mais, vale pela fotografia e o enfoque constante da ação policial.

Um comentário:

  1. Tenho esse filme. O Basehart está ótimo. Sandrix, que tal um post sobre Lizabeth Scott, uma atriz fundamental para o Noir. E apareça. Aguardo seus comentários. Vamos trocar idéias.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir