Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

The Woman in the Window - 1944

The Woman in the Window - 1944
(Um retrato de mulher)
107 min - EUA
Crime | Filme Noir | Mistério
Diretor: Fritz Lang
Atores: Edward C Robinson, Joan Bennett, Raymond Massey


http://www.imdb.com/title/tt0037469/


Baseado na obra de J. H. Wallis, Fritz Lang conta a história de umm pacato professor de psicologia e senhor respeitado com uma bela família de mulher e 2 filhos, Richard Wanley despede-se dos mesmos logo no início do filme enquanto os vê saindo de férias, ficando este sozinho em sua bela e aconchegante residência.




Passando pela vitrine de uma galeria de artes, fica maravilhado com a pintura de uma bela mulher, e logo na mesma noite que resolve dar uma volta pelas ruas, apreciando novamente o quadro vê projetada a imagem da musa que serviu de modelo para o mesmo, como se fosse uma aparição. Após uma conversa para se conhecerem, decidem ir a um bar e tomar alguns drinques juntos.





No retorno, ela o convida até sua casa, tão bem apanhada quanto a do professor, onde este aprecia algumas obras dispostas pela sala. Eles bebem juntos por mais um tempo, apreciando as obras que lhes parece do gosto de ambos, até que, em meio a forte chuva que cai pela noite, surge um homem, suposto ex-amante de Alice,  que quer explicações e lança a violência para ambos os presentes, resultando em um assassinato desferido por Wanley com uma tesoura. Está traçada a trama e o drama que ambos viverão daí em diante.










Wanley decide por esconder o corpo na calada da noite e salvar ambos da culpa, sem saber da importância que este homem tem - o que verá a partir dos pertences reunidos por Alice sem inicialmente dar-se conta. É o tipo do "criminoso" ingênuo que machuca-se enquanto joga o corpo em um caminho deserto e nem consegue livrar-se do chapéu que fica em seu carro.




A culpa e ansiedade se intensifica quando a rádio comenta o mistério em torno do desaparecimento do homem em questão, até que escoteiros encontram o corpo no local em que foi abandonado.




Ambos desconhecem ainda que o homem morto tem um guarda-costas criminoso que irá aproveitar-se da situação, chantageando-os a fim de que não os entregue à polícia. Aliás, este parece um verdadeiro detetive, ao vasculhar e reunir provas pelo apartamento de Alice, enquanto a deixa ciente de que sabe sobre o assassinato e sabe como incriminá-los. A chantagem intensifica-se a cada nova investida, e a mulher já não sabe que armas dispor ou que atitude tomar.



Percebe-se como traços do noir o clima sombrio que se instala com o crime cometido, bem como a ambiguidade moral que se revela em todos os personagens, desde o respeitável professor que imediatamente ao estar sem a família permite-se estar com uma desconhecida mesmo sem revelar qualquer traço de promiscuidade explícita e parece dispor-se a atos vis enquanto tenta livrar-se da culpa; Alice que seduz o desconhecido a sua casa e parece não chocar-se com a violência ou morte do ex-amante em seu próprio apartamento, e ainda o chantagista que usará todos os recursos para conseguir o prêmio desejado, evidentemente incessante até onde puder tirar dos culpados.


Fritz Lang como sempre faz crescer a ansiedade em cada novo fato adicionado às discussões nos encontros do professor com seus amigos, onde este mantém-se a par de tudo como se desconhecesse o fato. Os diálogos parecem atormentar cada vez mais o envolvido, em especial quando falam sobre o envolvimento de uma mulher, suposta amante do morto. A expressão de Wanley toma cada vez mais uma expressão desesperada, como algo em que se meteu e parece não encontrar forma de distanciar-se.


A famosa frase do professor Richard Wanley a Alice quando esta conta-lhe sobre a chantagem e o que devem fazer a respeito, é lembrada com frequência quando citado o filme, onde este menciona as três formas de lidar com um chantagista: "Você pode pagar, pagar e pagar até ficar sem nada. Ou então chamar a polícia e deixar seu segredo ficar conhecido pelo mundo todo. Ou então você pode matá-lo."



Ao contrário do padrão noir em não apresentar escapatória ou esperança aos envolvidos em tramas dessa natureza, há uma espécie de distorção dos fatos que levarão as autoridades a entender a culpa ao chantagista, numa reviravolta não claramente explicada mas que parece resolver toda a situação.


Em dado momento, Wanley parece ter passado por um devaneio, uma grande alucinação, tornando o filme ainda mais intrigante.

No YouTube você poderá assistir ao filme dividido em 14 partes. Trata-se de um elenco primoroso, uma trama intensa e bem trabalhada, digna de ser considerada um clássico noir.
Eu diria que este é um dos imperdíveis do gênero, e que Lang mais uma vez apresenta sua 
genialidade nesta grande produção.