Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 7 de abril de 2013

Moonrise - 1948

Moonrise - 1948
90 min - USA
Drama | Filme Noir
Diretor: Frank Borzage
Estrelando: Dane Clark, Gail Russel, Ethel Barrymore

http://www.imdb.com/title/tt0040607/
Apesar de transitar entre o romântico e o noir, Moonrise revela um ambiente atormentado desde o início, onde com notável habilidade e por meio de sombras, um enforcamento apresenta-se na primeira cena do filme, sendo o acontecimento que levará nosso protagonista, Danny Hawkins, a amargar desde muito cedo as perseguições dos colegas e o trauma da morte de seu pai, que cometera o crime contra o médico que neligenciara a vida de sua esposa e mãe de Hawkins, levando-a à morte.
Hawkins parece ter o dom em atrair problemas a seus dias, sempre brigando e tomando para si o que deseja sem muita amabilidade. Durante uma noite em um baile, acaba acidentalmente matando um rapaz após uma briga - um jovem de posses na cidade que outrora participou das perseguições infantis contra Danny, fato que em sua ira virá à  lembrança -, fugindo da situação com medo de assumir a culpa, mas que o acompanhará em sua mente sem trégua, gerando outros acidentes para si e quem o acompanha, como a bela Gilly Johnson, seu grande amor.

A culpa incessante na mente de Danny reside na dúvida constante quanto a natureza ruim supostamente herdada de seu pai como um criminoso, o que o levará ainda a questionar seu merecimento do amor de Gilly.
E lá vamos nós à perseguição em busca do misterioso assassino do rapaz rico em uma noite chuvosa, em meio à angústia de Danny em ver-se diante de sua culpa revelada. 
Seus delírios e pânico crescentes quanto a ser perseguido são tamanhos ao ponto de cometer loucuras, como saltar da montanha-russa ao ver-se próximo do xerife da cidade.

Desespero, paranóia e a certeza constante de não haver redenção não só pelo crime cometido mas ainda pela "maldição" a que se entende perseguido pelo passado de seu pai, são companhias constantes nos passos de nosso protagonista em meio a diálogos e questionamentos filosóficos, num clima dramático intensificado pelos alto-contrastes na fotografia assinada por John L. Russell.

Somente após uma longa conversa com sua avó, Danny entende os atos do pai e vislumbra alguma luz no fim do túnel, dando novos rumos a seus atos.
Eu diria que nos últimos tempos, é um dos mais bem construídos e interessantes filmes que assisti. Os elementos noir são representados pelo crime e a paranóia em meio à fotografia alto-contrastada, e a tortura incessante do protagonista na brilhante atuação de Dane Clark criam um clima tenso e instigante do início ao fim, desta vez com final nada dramático ou fatal.

Consegui uma boa cópia apenas via Torrent, e aconselho o caminho devido ao não acesso via locadoras ou reproduções pela internet.