Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 9 de março de 2013

The Locket - 1946

The Locket - 1946
85 min - EUA
Filme Noir | Drama
Diretor: John Brahm
Estrelando Laraine Day, Robert Mitchum, Brian Aherne



http://www.imdb.com/title/tt0038700/



Parece que nunca se usou tantos flashbacks como neste filme - 3 pra ser mais precisa - , parecendo por vezes um pouco confuso por esse motivo, mas antes de tudo, usando um recurso corrente do noir de forma inusitada, além do predomínio de cenas noturnas que intensificará o clima claustrofóbico do filme.

Nancy (Laraine Day) é uma cleptomaníaca devido a um trauma de infância, causado por ter ganho um medalhão em seu aniversário mas tomado pela Sra. Willis - a patroa de sua mãe - e seu desaparecimento posterior irá incriminar a menina, apesar de sua inocência. 
20 anos depois ela encontra-se prestes a casar-se com John Willis, mas parece que os que a rodeiam e conhecem sua "insanidade" tentam evitar que o casamento se consuma, relatando casamentos anteriores e seus finais pouco felizes, como o pintor Norman Clyde (Mitchum), que suicidou-se devido às atitudes da esposa.

Os flashbacks desde a infância, os casamentos e então o momento presente se desenrolam entre as narrativas sobre os acontecimentos em sua vida e os personagens envolvidos. Parece que o ocorrido com o medalhão leva à falta de credulidade em qualquer um e destes para com ela, como se a vida pregasse constantemente tal peça não lhe dando chances de uma situação diferente, o que aleva ao total descontrole.
Este filme me lembra de certa forma a paranóia de Sunset Boulevard, o que faz deste uma espécie de precursor da chamada 3a fase do noir - segundo Paul Schrader (http://experimentenoir.blogspot.com.br/2011/07/as-tres-fases-do-noir-paul-shrader.html) - , sobre o período de 49 a 53 com o predomínio do tema da paranóia, o impulso suicida e a ação psicológica), não esquecendo ainda do momento da concepção do filme relacionado à instabilidade social e emocional do pós-guerra.