Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

The Big Steal - 1949

Que tal uma sessão pipoca via YouTube para conhecimento do filme na íntegra?

Lá vai......


The Big Steel - 1949
Comédia (??) | Film Noir | Thriller
71 min - Estados Unidos
Diretor: Don Siegel
Estrelando: Robert Mitchum, Jane Greer, William Bendix


http://www.imdb.com/title/tt0041178/


Sinopse: Um tenente do exército acusado de roubo persegue freneticamente o verdadeiro ladrão de verdade pelo México, auxiliado pela ex-namorada do perseguido.

Jane e Duke acidentalmente se encontram em VeraCruz enquanto perseguiam Fiske. Logo revela-se o envolvimento do Inspector Geral(El Gato) no caso. Fiske foge por todo o México, perseguido por Jane e Duke, seguido ainda pelo Capitão Blake. O astuto inspetor geral está esperando por eles em Tihuacan para impedí-los de desvendar o caso, a não ser por certo deslize que ocorre justament no clímax final da trama. 



Vendo-se na sombra de na sombra de "Out of the Past", o filme parece esquecido ou talvez subestimado. Em apenas 71 minutos de duração, é um filme muito mais curto, mais suave e nem tão sombrio noir como o citado.


The Big Steal parece porém mais aceitável, mais fácil de gostar, e é aí que se entende o imdb classificá-lo como noir mas também uma comédia, pois é descaradamente divertido em algumas situações, numa fuga tendo o México como cenário para uma fuga eletrizante.  Bosley Crowter escreveu a respeito no New York Times: "A excursão de tirar o fôlego cênico através da paisagem do México ... por aldeias, em adoráveis ​​estradas abertas e mais altas montanhas em rodovias switchback em um ritmo rápido e crepitante". 


O que se pode comentar do toque noir é quanto a acusação sobre um inocente que vê-se obrigado a caçar o verdadeiro culpado, sem saber inicialmente da perseguição a sua pessoa pelo oficial superior que quer ocultar os fatos e torna a situação perigosa para o protagonista e sua bela acompanhante. Veremos ainda confrontos sobre a autoridade entre os policiais que exigem que faça-se a justiça, marca de Siegel já em outras produções anteriores. Siegel parece ainda insistir em não dar total diferença entre mocinho e vilão, onde muitas vezes a vingança sobresai à justiça. 


The Big Steal "mostra mais do que suficiente as características do noir, reunindo situações de azar, traição, ganância e corrupção, em meio a palavras cortantes e certa violência, o que faz dele um filme que oferece certo prazer ao espectador.

E para abrilhantar o post, uma série de belas alto-contrastadas imagens do filme. :D





Cartazes e afins - The Big Steal - 1949

Para este post coloco como título cartazes e afins, pois The Big Steal não só divulgou o filme por meio de cartazes, mas também com anúncios em revistas - um charme em preto e branco - e ainda temos algumas capas de DVD.

Os cartazes, inclusive 2 deles "estrangeiros" para os norte-americanos.







Os belos anúncios em preto e branco, a exemplo dos cartazes mas para divulgação em revistas:



E finalmente, a versão atual em DVD.