Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 10 de março de 2012

The Window - 1949

The Window - 1949
73 min - Estados Unidos
Drama - Filme Noir - Thriller
Diretor: Ted Tetzlaff
Estrelando: Bobby Driscoll, Barbara Hale, Arthur Kennedy


http://www.imdb.com/title/tt0042046/


Quem nunca ouviu dos pais que se você costuma inventar histórias, um dia, quando estiver em apuros ou dizendo a verdade, ninguém acreditará em você? Pois não é que nosso jovem protagonista de The Window, um menino de apenas 9 anos chamado Tommy Woodry, já tem a reputação de inventar histórias e após incomodar os pais o bastante ao ponto de receber a ordem de dormir mais cedo como punição, resolve ir para a escada de incêndio, movido pela noite quente do momento. É neste momento que sua vida tomará uma reviravolta, ao presenciar o assassinato de um marinheiro bêbado (Richard Benedict) pela janela dos vizinhos Paul Stewart e Roman, o que, mesmo com todas as tentativas de convencer os pais ou os policiais da veracidade do que viu, não será bem sucedido, ainda que o casal de assassinos resolvem encontrar uma maneira de silenciá-lo.
Este noir que foi um grande sucesso de bilheteria em 1949, premiando o grande desempenho com o Oscar do ator mirim  Bobby Driscoll. Baseado em uma história de Cornell Woolrich, o filme é um thriller em que as filmagens nas ruas em foco profundo nos levam a sensação de aprisionamento, entre os prédios da classe operária dos cortiços em Nova York, expressando um ambiente profundamente opressivo.

The Window apresenta uma visão assustadora de desamparo e frustração vivida pelo menino que sente-se ignorado pelos pais e os demais a sua volta.
Tetzlaff impõe o máximo de suspense ao filme, fazendo o espectador sentir a aflição do garoto, tornando sua infância um mundo de pesadelo diante da morte e da violência onde este não pode nem mesmo contar com o apoio dos pais ou dos vizinhos. O filme induz a excitação e ansiedade mostrando como Tommy tenta escapar de seu vizinho, que tem a intenção de assassiná-lo.

O casal de assassinos protagonizando figuras grosseiras, ávidos por melhorar suas condições de vida sem nenhuma moral ou consciência revelam uma bela empatia e atuação de Paul Stewart e Ruth Roman, como na cena em que estão em posse do menino em um táxi e este, ao provocar um alarme do motorista com seus gritos, estes não hesitam de forma violenta em silenciá-lo, independente de tratar-se de uma criança.


fotografia em ambiente escuro nos cortiços, intensifica o mal e a morte que parecem espreitar nas sombras, inclusive onde encontrarão o cadáver do assassinado, e onde o menino será perseguido e quase morto. Só pelas calçadas ruidosas e o cortiço com seus apartamentos sombrios já valem assistir a The Window. 



Em 73 minutos o filme é um thriller de suspense altamente tenso, captando a experiência de um menino na região pobre da Nova York dos anos 40 em pleno fracasso e desilusão social do pós-guerra.

Cartazes The Window, 1949

Apesar do acúmulo de informações típico das artes em cartazes da época, estes de The Window apresentam dramaticamente a situação em que se encontra um inocente menino após ser testemunha de um assassinato. Eles conseguem dar uma sequência e vislumbre sobre a trama que aguarda o espectador. 
"...Not even the police will help this boy marked for murder..."





Framed, 1947

Framed
82 min - Estados Unidos
Crime, Filme Noir, Drama
Dietor: Richard Wallace
Estrelando: Gleen Ford, Janis Carter, Barry Sullivan


http://www.imdb.com/title/tt0039396/


Um roupão de banho, uma chave de roda, um frasco de veneno ... elementos interessantes para compor um thriller, além dos arquétipos da femme fatale e o fracassado engenheiro de minas agarrando-se a uma chance de sair do fundo do poço para alcançar algum sucesso diante de uma fase ruim que parece perseguí-lo já a algum tempo.


Mike Lambert (Gleen Ford), um engenheiro desempregado que pilota um caminhão desgovernado pela falha dos freios, causando alvoroço e danos em uma pequena cidade, mal tem tempo de recompor-se com um drinque no La Paloma Cafe, onde conhece a bela loira Paula Craig (Janis Carter) servindo-lhe a bebida, pois a polícia vem cobrar-lhe a confusão levando-lhe à prisão e ao tribunal.
A bela jovem parece ser seu "anjo" salvador, pois paga a fiança evitando sua prisão, porém trata-se de uma trama ardilosa preparada por Paula e seu namorado Stephen, que pretendem roubar um banco e envolver o desavisado Mike como o autor do crime.


Paula comete ainda o assassinato do namorado para ficar com todo o dinheiro e quer convencer Mike de sua culpa no caso e que os dois devem fugir juntos.


Mike está a beira de aceitar o sedutor convite até descobrir que seu amigo está sendo envolvido no caso como o assassino de Stephen e resolve descobrir a verdade.


O personagem de Gleen Ford parece repetir sua face sempre séria, apenas com seus sorrisos sutis ao canto da boca, parecendo inocente demais em certas situações (Seu personagem lembra bastante o interpretado em Gilda, em especial pelo ar mal humorado em boa parte do filme). Ele é o herói hesitante que não se sabe bem qual sua escolha entre a indiferença ou o mal, apesar da amizade com Edgar que fará a diferença e lhe dará alguma sanidade em certo ponto do filme. 


A personagem Paula parece ser sofisticada demais para uma garçonete de um reles café em uma pequena cidade, mas Richard Wallace conduz a trama de forma razoável e convincente, com filmagem predominante escura em boa parte das cenas, com tomadas noturnas em ângulos e fotografia muito bem cuidades e interessantes por Burnett Guffey. Wallace discute o destino e a questão entre as aparências e a realidade, essas questões que intrigam e assolam a mente dos amantes e produtores do noir.

Cartazes Framed - 1947