Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dr. Noir's - Crime Posters

Para quem tem interesse em colecionar posters de filmes Noir ou quer navegar pra conhecer as artes dos filmes do gênero, este site possui uma boa gama de opções a preços diversos (em dólar).

O site encontra-se dividido em gêneros Film Noir, Classics, Detective, Crime/Mistery, Lobby Cards e Lobby Sets.





Acesse o site e aprecie: http://www.drnoir.com/

DVD Cinema Noir Collection- 4 DVDs - Submarino

Para quem gosta de colecionar filmes, e no caso, do gênero noir, acabo de encontrar este box com 4 filmes, de 38 a 55.


Conforme diz o site:

O Cinema Noir, grande destaque dos anos 40 e 50, exibia uma atmosfera sombria e decadente, e trazia para as telas o submundo das grandes cidades, habitadas por grupos de indivíduos à margem da lei, perseguidos por policiais ou detetives que também não costumavam ser exemplos de virtude. Esta coleção presenteia com quatro títulos todos aqueles que se encantam com o universo noir, onde nada é o que aparenta ser.

Anjos da Cara Suja: (1938/ Legendas: Português Inglês/ 97 min.) Filme sobre a delinqüência que põe James Cagney em evidência. Bogart no papel de um advogado corrupto é perfeito no plano de fundo desse drama que acaba com a execução do Gângster Rocky Sullivan, encarnado por Cagney, que mais uma vez desempenha o papel de perdedor perseguido pela fatalidade. Com esse tema, "Anjos de Cara Suja" parece mostrar que o criminoso não passa de um indivíduo vítima de uma organização social imperfeita que se mostrou incapaz de garantir a igualdade de todos.

A Morte Num Beijo: (1955/ Legendas: Português e Espanhol/ 106 min.) Nesta edição especial temos a opção de dois finais: o que foi lançado no cinema e o da montagem original do diretor, com mais de um minuto de uma seqüência crucial inédita. Quando um frio assassino golpeia Mike Hammer (Ralph Meeker) e mata de forma doentia uma bela loira, Hammer reage de forma violenta. No decorrer das investigações, o detetive descobre uma misteriosa caixa preta que contém a solução do assassinato.


Meu Ofício é Matar: (1954/ Legendas: Português e Espanhol/ 80 min.) O Xerife Tod Shaw (Sterling Hayden) está tentando fazer amizade com a viúva Ellen Benson (Nancy Gates). A cidade rapidamente se torna perigosa quando se espalha a notícia de que o Presidente dos Estados Unidos está chegando de trem. Um grupo de assassinos invade a casa dos Bensons que tem vista para a estação de trem e mantém Ellen, seu pai e seu filho como reféns. Quando Tod Shaw aparece, ele é ferido e também mantido como refém.

The Thief - O Ladrão Silencioso: (1952/ Sem Diálogos/ 86 min.) Thriller hitchcoquiano sobre um espião comunista que mata um agente do FBI ficando atormentado pela consciência de culpa. A única história de suspense da era do som no cinema sem nenhum diálogo! "O Ladrão Silencioso" é produto do período da Guerra Fria, quando os comunistas estavam infiltrados em todas as fases da vida americana.


Link: http://www.submarino.com.br/produto/6/217933/cinema+noir+collection-+4+dvds#A1

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Drunken Angel (1948) - O Anjo Embriagado, de Akira Kurosawa

Drunken Angel (1948) - O Anjo Embriagado
Yoidore tenshi (título original)
USA - 98 min
Crime | Drama | Thriller
Akira Kurosawa


Sinopse - Depois de uma batalha com criminosos rivais, um gângster é tratado por
um médico alcoólatra no Japão pós-guerra. O médico diagnostica tuberculose no jovem gangster, e faz de tudo para convencê-lo a tratar-se. Os dois desfrutam de uma amizade inquieta, até que o ex-chefe do gângster é libertado da prisão e procura assumir sua gangue, mais uma vez. O jovem doente perde seu status de chefe de gangue e torna-se condenado ao ostracismo, e, finalmente, enfrenta seu ex-chefe em uma batalha até a morte.


Um lago podre e lamacento, fermentando os dejetos depositados em seu leito pela sociedade que habita ao seu redor. É assim que inicia Drunken Angel, refletindo a podridão e degradação de uma vila no pós-guerra, subjulgada ao poder de uma gangue da Yakusa.

Este foi um filme que encontrei na internet citado como Noir, e o que poderiamos ver como semelhança com o gênero é a degradação humana, tanto do médico aparentemente falido e sempre embriagado como o jovem gângster da Yakuza sempre irritado e pronto para a violência mas nitidamente perdido e assustado com a doença que contraíra.

O cenário é deprimente, como uma vila ou região de casebres à volta de um rio podre e lamacento.

Há momentos hilários no filme, como os encontros violentos entre o médico e o paciente, que em geral terminam em socos e brigas pela tentativa em vão do médico tentar recuperar a saúde do teimoso rapaz.


Kurosawa parece ter buscado mesclar a cultura oriental com os salões de música e dança dos anos 30, que alegravam os endinheirados grupos de gângsters. Há uma cena que parece ter seu ritmo acelerado, onde uma cantora entoa uma cantiga primitiva e todos dançam em ritmo frenético.


Há uma cena bem expressionista, sobre o sonho do jovem em uma praia encontrando seu caixão. A expressão assustada e pálida lembra-nos cenas dos clássicos do gênero. E desde então, a aparência pálida e cada vez mais cadavérica do jovem remete-os à lembrança do estilo.


Em uma trágica cena final de violência e morte, o jovem gângster tem sua vida encerrada, todo pintado de branco pela poeira e tinta fresca por onde passou, como se nesse momento tivesse obtido a redenção. E toda a cena acontece enquanto o bom médico compra ovos frescos para seu paciente, sem imaginar o que está acontecendo naquele instante.

O filme, como não poderia deixar de ser em se tratando de Kurosawa, é cheio de simbolismos.

Sem dúvida, a degradação humana, que se reflete tanto no ambiente como na forma de vida dos personagens, é o tema principal mas Kurosawa encerra com uma ponta de esperança ao demosntrar que ainda há pessoas que prezam pela vida e a amizade, e um obstinado como o velho médico embriagado, apesar de rude em suas palavras e ações, pode sem dúvida ser comparado a um anjo.



Cartazes Drunken Angel - 1948, de Akira Kurosawa






domingo, 19 de junho de 2011

Peur (s) du noir



Peur(s) du noir (2007)
Inglaterra - 85 min
Animação | Drama | Horror
Direção: Blutch, Charles Burns, Marie Caillou, Pierre Di Sciullo, Lorenzo Mattotti, Richard McGuire

Fugindo um pouco do estilo de crimes e perseguições e partindo para a questão do Noir (negro, revelando os medos e o lado obscuro do ser humano), falemos dos medos por meio desta animação francesa incrível, como é descrita abaixo:

“O asqueroso toque de pernas de aranha na pele nua...
Ouvir ruídos inexplicáveis durante a noite...
Uma grande casa vazia na qual você sente uma presença ...
A agulha de uma seringa que se aproxima inexoravelmente ...
Uma coisa morta preservada num frasco com formol...
O olhar de um grande cão que mostra os dentes...”

Este trabalho, dirigido e roteirizado por Blutch e Charles Burns, reúne cartunistas franceses e americanos. São 06 contos que traduzem na tela, em traços branco e preto, os piores pesadelos de seus criadores.

O que chama a atenção no filme é a diferença de estilo gráfico adotado em cada história e o encaixe perfeito de cada quadro. É uma viagem ao mundo da escuridão. Recheado de suspense e terror.

Muito interessante, com estilos diversos que remetem a visão do medo por meio dos artistas.









L.A. Noire - jogo para Xbox 360 e PlayStation 3

Em minhas pesquisas sobre o filme noir já havia encontrado comentários a respeito do desenvolvimento de um jogo baseado no gênero, e eis que hoje encontro mais detalhes, com direito a imagens e filme do YouTube.



"L.A. Noire é um jogo de investigação que se passa em Los Angeles nos anos 40 que se utiliza da estética dos filmes Noir para ambientar o jogador em um dos períodos mais instigantes do século XX. Instigante pois justamente nessa época o mundo estava em conflito enquanto oportunistas se esgueiravam nas vielas surrupiando madames e corrompendo menores para o mundo da máfia.

Ainda quanto ao estilo Noir, além de conter um esquema de cores preto-e-branco, esse estilo de filme faz uso excessivo de temas jazz para musicar as cenas, personagens em sobretudos pretos, mulheres de chapéus elegantes soprando baforadas de cigarros em uma cidade cheia de crimes, becos e botecos abarrotados de pessoas misteriosas.

O jogo é exclusivo para Xbox 360 e PlayStation 3 e é publicado pela Rockstar, com desenvolvimento pela Team Bondi, empresa com experiência no tema já que ela desenvolveu, para o PS2, o The Getaway, jogo de gangsteres que vendeu aproximadamente 3 milhões de cópias."

Fonte: http://www.baixakijogos.com.br/ps3/la-noire/analise

A arte é muito detalhada e realista. O clima lembra os bons filmes do gênero, cheios de crimes, suspense e detetives tentando desvendá-los. Os elementos do noir, a arte contrastante, mesmo que com o uso de cores e os ângulos de câmera, contribui para a lembrança e semelhança com este estilo. Para quem possui Xbox 360 e PlayStation 3, aproveitem mais esta aventura.





No YouTube há diversos vídeos com o trailer e outros que mostram alguns casos a serem desvendados (cheguei a encontrar "caso 13" como exemplo, então há muito o que explorar nesse jogo).