Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Odd Man Out - 1947

Odd Man Out - 1947
116 min - UK
Crime - Drama - Noir
Diretor: Carol Reed
Estrelando: James Mason, Robert Newton, Cyril Cusak, Kathleen Ryan

http://www.imdb.com/title/tt0039677/



" This story is told against a background of political unrest in a city of Northern Ireland.
It is not concerned with the struggle between the law and an illegal organisation, but only with the conflict in the hearts of the people when they become unexpectedly involved."

("Esta história é contada num contexto de instabilidade política em uma cidade da Irlanda do Norte. Não há perocupação com a luta entre a lei e uma organização ilegal, mas apenas com o conflito nos corações das pessoas quando elas se tornam inesperadamente envolvidas. ")

Este texto parece enunciar o objetivo do filme, apresentado logo em sua abertura.
E que filme interessante, com uma fotografia noir impressionante, atuações dignas de nota e um clima de desesperança e dor que perdura por todo o filme.

Johnny McQueen (James Mason) é o líder do grupo IRA e encontra-se escondido das autoridades na casa de sua namorada (Kathleen Sullivan) e a avó, após sua fuga da prisão, lugar que parece tê-lo feito pensar muito, trazendo uma nítida mudança em suas atitudes - que o faz questionar se a negociação não seria melhor que a violência - , situação que causa certo desconforto e desconfiança por parte de seus companheiros quanto a atuação de Johnny dali em diante.

Após um assalto que o grupo faz em um banco, Johnny sofre uma vertigem e compromete a fuga, caindo ao chão após um tiro, abandonado pelo grupo que sai com o carro em alta velocidade.
A partir daí o filme seguirá o curso até o final com o paralelo entre dor, sofrimento, e as vertigens de Johnny, sangrando entre becos e ruas estreitas irlandesas, em meio à neve que aumenta cada vez mais. Por onde passa, em alguns momentos ele quase consegue ajuda, porém a maioria da população nega-se com medo de envolver-se no caso e complicar-se com a polícia, que mantém-se implacável a fim de capturar o fugitivo, sob as ordens incansáveis do inspetor de polícia (Denis O'Dea).


Johnny vaga quase insconsciente por perder muito sangue nas ruas sem encontrar lugar seguro, enquanto Kathleen tenta encontrá-lo por todos os cantos, perguntando a todos sobre seu paradeiro. 

Um homem pobre vai ao encontro do padre Tom, amigo de Kathleen, tentando conseguir algum ganho caso entregue Johnny, e estes tentam por meio do homem recuperar Johnny enquanto ainda há tempo.

A cena em meio a neve onde Kathleen e Johnny já sem forças se encontram é memorável, onde esta resolve guiá-lo pelas ruas a fim de salvá-lo a tempo de sua condição deplorável e ainda das mãos dos policiais que circulam pelas ruas. Mas este já não tem forças e ela não consegue levá-lo para a igreja junto do padre que os aguarda, e decide por encerrar sua fuga em um final trágico no confronto com os policiais.
Como mencionei inicialmente, o filme tem uma fotografia belíssima, mostrando os becos estreitos e escuros da Irlanda, com tomadas de câmera e o claro escuro muito marcado, expressando a angústia do perseguido e da caçada sem trégua. 





James Mason tem uma atuação brilhante e muito cênica, com suas fortes interpretações em especial em suas vertigens que levam o personagem a sofrer alucinações hora como se estivesse ainda na prisão e os efeitos provocados em sua mente, quer em suas lembranças com os últimos acontecimentos que o atormentam.




O filme parece ter sido feito com um final bastante violento, atraindo críticas ao ponto de fazer com que a produção final tivesse esse final atenuado.

Odd Man Out foi muito premiado, como o prêmio BAFTA de Melhor filme britânico em 1948, além de nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1947 e melhor edição de filme para o Oscar, em 1948. (http://en.wikipedia.org/wiki/Odd_Man_Out).