Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Galeria - Raw Deal by John Alton

É irresistível fazer uma galeria com as belas tomadas dirigidas pelo incrível John Alton.
A forma como ele brinca com a luz e a sombra, dramatizando as cenas com grande intensidade, as tomadas em ângulos tornando os ambientes e situações mais instigantes, 
além dos closes que realçam a aflição e ação dos personagens.
Para mim, um filme com fotografia assinada por John Alton já ganha credibilidade e me deixa ansiosa por aguardar mais um grande trabalho.
















Cartazes Raw Deal - 1948





Raw Deal - 1948

Raw Deal - 1948
79 min - USA
Crime | Drama  | Filme Noir
Diretor: Anthony Mann
Estrelando: Dennis O'Keefe, Claire Trevor, Marsha Hunt

http://www.imdb.com/title/tt0040723/

Sinopse: Joe Sullivan está louco para sair da prisão. Ele levou a culpa por Rick, que deve a ele US $ 50 mil. Rick configura uma fuga para Joe, mas trata-se de uma armadilha para trancar Joe para o resto de sua vida na prisão pela tentativa de escapar. 
A questão é saber se Joe é realmente inocente ou um criminoso frio e insensível.

Aproveitem para assistir ao filme.

Super Hero Noir Posters

Marko Manev é uma espécie de multimídia no ramo do design e tem uma série de belos trabalhos publicados no site Behance.

Desta vez ele nos presenteia com uma série de cartazes inspirados nos quadrinhos de super-heróis mais famosos ao estilo noir, destacando os cenários bem trabalhados em luz e sombra e em maior proporção para ambientar heróis como Batman, Hulk e Homem Aranha, os pôsteres da série que em minha opinião ficaram mais interessantes.

Taí algo que eu queria decorando minhas paredes. :D

Acessem: 

Página de Marko Manev: http://www.behance.net/markomanev

Posters: http://www.behance.net/gallery/Superhero-Noir-Posters/6837553#







segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

The Tattered Dress - 1957

The Tattered Dress - 1957
93 min - USA
Drama | Filme Noir
Diretor: Jack Arnold
Escrito por : George Zucherman
Estrelando: Jeff Chandler, Jeanne Crain, Jack Carson

http://www.imdb.com/title/tt0051058/
O YouTube tem a versão completa do filme, porém deixo apenas o endereço de acesso pois foi retirado o compartilhamento:

http://www.youtube.com/watch?v=4XYyIvEpabY

Um homem rico e poderoso, um assassinato e um advogado astuto que encobre as situações incômodas à alta classe por bom pagamento.

Assim desenrola-se a trama de The Tattered Dress, e o nome é bem apropriado referindo-se a cena inicial onde a esposa do magnata Michael Reston, Charleen, chega ao resort em que está hospedada, em seu carro conversível de uma "noite quente" com o amante com seu vestido em farrapos. Michael não se contém e a arrasta pelos braços de volta ao carro, a fim de por fim à vida do homem que estivera com Charleen, e este é morto numa noite escura, enquanto acende seu cigarro na calçada.


Michael contará com seu advogado, James Gordon Blane, para usar sua astúcia para mais uma vez encobrir os atos falhos de seus clientes em troca de boa soma em dinheiro. 

Quando Blane interroga o casal no resort, a informação é de que Charleen fora atacada pelo homem agora morto e a discussão é visivelmente dissimulada, além das atitudes sedutoras sobre o advogado da bela Charleen.
Só que desta vez Blane terá um oponente, o xerife Nick Roak que o acusará de subornar o júri em prol de sua causa, levando-o a julgamento, o que traz diversos questionamentos sobre sua conduta até então.
The Tattered Dress tem uma bela fotografia, mesmo em cenas diurnas com predomínio de belos auto-contrastes.

A música tema de Frank Skinner da cena inicial é intensa e vibrante, acompanhando o ritmo da chegada de Charleen em seu carro conversível.

Veremos ainda  trabalho com os personagens ao longo do filme. 

Charleen seria uma espécie de femme fatale, a bela moça devassa que representa um troféu para Michael, que não a quer perder pelo que representa. Ela tem tudo o que quer e usa sua beleza e sedução para manter a vida abastada e sem preocupações em que vive, não importando-se com as consequências de seus atos.
Blane é um homem descasado, visivelmente infeliz pela perda de contato com a família, além de ser um jogador nato com a vida, perdendo constantemente somas em dinheiro nos jogos de azar. E ao ser confrontado sobre sua atuação como advogado, surge um certo arrependimento de seus atos, onde em uma inversão de papéis, agora como acusado, percebe-se quase completamente sozinho para defender-se, questionando a partir de então tudo o que vivera e o que considerara como certo.
Este filme não é considerado muito expressivo, mas creio que pela bela fotografia, as condutas duvidosas e obscuras e os conflitos internos do personagem principal, todo esse contexto fazem deste um entretenimento interessante, podendo ser considerado bastante razoável para representar o gênero.

Momento shopping - The Tattered Dress - 1957

Aproveitando a pesquisa sobre o filme e para aqueles que não se contentarão em apenas tomar conhecimento de sua existência mas ainda desejar alguns souvenires de The Tattered Dress, seguem alguns links interessantes:

Filme (DVD):

No site Scooter Movie Shop. com você encontrará o DVD com a sinopse descrevendo o filme pelo preço de $10.

http://scootermoviesshop.com/cubecart/film-noir/the-tattered-dress-1957-dvd/prod_11189.html



E na Amazon encontrei alguns dos cartazes publicados no post anterior, no valor de $10 em média.

http://www.amazon.com/s/ref=sr_pg_1?rh=i%3Aaps%2Ck%3AThe+Tattered+Dress+%281957%29&keywords=The+Tattered+Dress+%281957%29&ie=UTF8&qid=1360608203






Cartazes The Tattered Dress - 1957

Adoro quando consigo encontrar uma diversidade maior de cartazes do mesmo filme, em especial com artes de diversos países onde podemos ver não só a característica artística do local mas também a visão frente sobre o tema retratado.

O resultado são essas belas imagens com uma variação gráfica de arrancar o fôlego.











domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cornered - 1945

Cornered - 1945
102 min - EUA
Drama | Filme Noir | Thriller
Diretor: Edward Dmytryk
Estrelando: Dick Powell, Walter Slezak, Micheline Cheirel




Este filme noir que teve direção em parceria de Dmytryk e Powell, está situado no fim da Segunda Guerra envolto no sentimento de desilusão e ainda assombrado pelo nazismo.

No final da Segunda Guerra, o piloto canadense Lawrence Gerard é liberado do cativeiro e em seu retorno recebe a notícia da morte de sua esposa por conspiradores nazistas, tendo Marcel Jarnac como o responsável pela execução, porém já morto segundo informações pelas autoridades.

Começa aí a desconfiança e uma caçada em busca da verdade por Lawrence, levando-o à Argentina e Suíça onde encontrará claros resquícios do nazismo ainda vivo e um jogo de intrigas marcado pela corrupção e ganância que fazem o herói colocar-se em perigo constante em busca dos fatos sem preocupar-se com sua própria vida, pois no momento ele só pensa em vingança.

A esposa do "falecido" Jarnac, interpretada pela melancólica Micheline, será um dos pontos altos da trama, onde Lawrence, desconfiado de suas informações, a seguirá a fim de desvendar suas dúvidas.

O foco claro do filme é mostrar grupos fugidos da Europa em diversas partes do mundo que mantém o ideal do nazismo e arquitetam planos para seu retorno e retomada do poder.

O clima do filme é bastante sombrio e enigmático com uma bela fotografia, mas parece haver um excesso de seriedade nas atuações e falta um pouco de movimento que estimule os acontecimentos, o que talvez comprometa no quesito entretenimento, fazendo-o um tanto desmotivador.

A crítica em alguns casos recebeu bem o filme, como o crítico Bosley Crowther que elogia o filme e diz tratar-se de "um entretenimento satisfatório".
Já o Guia de Cinema Clássico chama o filme de uma "bagunça em sua revisão, com um enredo confuso".

Fontes:
http://www.imdb.com/title/tt0037615/
http://en.wikipedia.org/wiki/Cornered_(film)
http://www.youtube.com/watch?v=3pIhdImiNrE

Cartazes Cornered - 1945