Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 16 de dezembro de 2012

Violent Saturday - 1955

Assistam a Violent Saturday nesta bela cópia no YouTube, um dos primeiros a utilizar a tecnologia Cinemascope, atribuindo cores vivas e imagens muito vivas e nítidas ao filme.

Violent Saturday - 1955
90 min - USA
Crime | Drama
Diretor: Richard Fleischer
Estrelando: Victor Mature, Richard Egan, Stephen McNally




http://www.imdb.com/title/tt0048790/



Violent Saturday mistura o melodrama na pequena cidade, onde a beleza das cores e os cenários oferecem certo glamour, parecendo tratar-se de um clássico dos anos de ouro do cinema, quase todo o tempo em tomadas diurnas numa cidade muito pacata e "limpa".


Ao atentar-se ao tema porém, encontramos nitidamente a essência do noir, tendo como tema base um assalto numa cidade já tomada pela corrupção, recheada de personagens como Harry Reeves (Tommy Noonan), o gerente do banco voyeurista que persegue a bela enfermeira Linda Sherman (Virginia Leith), está envolvida com o alcoólatra Boyd Fairchild (Richard Egan). Sua esposa Emily (Margaret Hayes) tem, como ele diz, "dois ou três passatempos por ano", o seu hobby mais recente é Gil Clayton (Brad Dexter). Mas isso não é tudo. Há Elsie Braden (Sylvia Sidney), o bibliotecário que rouba para pagar a sua dívida para o banco de Harry, e até mesmo a respeitada família Martins vive um conflito com o filho por seu pai não ser um herói de guerra. São famílias aparentemente decentes com seus segredos e atitudes suspeitas.

O que traz originalidade ao filme é a complexidade entre os personagens e o envolvimento entre eles, algo muito bem escrito por Sydney Boehm, permitindo longas tomadas sem cortes, como no bar do hotel onde Boyd e Harry conversam.

Os personagens estão todos entrelaçados e a corrupção da cidade vai se revelando assim como as fraquezas humanas, onde as convicções do mais íntegro perece ao chegar a seu limite.

O expectador terá boas atuações - Ernest Borgnine caracterizado em um autêntico Quaker e o responsável por desferir o golpe fatal - , belas e bem trabalhadas cenas, filmadas no sudoeste americano em locações como Bisbee e Arizona. 

Violent Saturday preserva o noir em seu tema de corrupção, tendo seu final como marca incontestável.









Fontes:

http://www.imdb.com/title/tt0048790/

http://www.youtube.com/watch?v=O_D3O90VyNQ

http://www.dvdbeaver.com/film3/dvd_reviews52/violent_saturday.htm