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sábado, 3 de março de 2012

Nicholas Ray



1911-1979, Wisconsin – NY, EUA

Nicholas Ray estudou arquitetura com Frank Lloyd Wright e trabalhou no teatro como ator, sob a direção de Elia Kazan e John Houseman. Começou a fazer cinema no final da segunda guerra mundial. Os seus filmes apresentam heróis frágeis que tentam sobreviver num mundo que não compreendem ou não aceitam e, a par da violência física e psicológica, convivem com a possibilidade de uma paixão arrebatadora e impossível.

Ray teve sua primeira experiência no cinema logo no ensino médio com alguns experimentos em radiodifusão. Ele deixou a Universidade de Chicago depois de um ano, mas deixou tal impressão em seu professor e escritor Thorton Wilder que foi recomendado para uma bolsa com Frank Lloyd Wright, onde ele aprendeu a importância do espaço e da geografia, para não mencionar o seu amor depois pelo chamado CinemaScope. 
As diferenças políticas entre os dois faz Ray partir para Nova York onde mergulhou no mundo do teatro. Ele se juntou ao Teatro de Ação e, mais tarde Teatro do Grupo, que é onde se encontrou com seu bom amigo Elia Kazan. Os tempos eram difíceis e o dinheiro curto, mas Ray amava o estilo de vida boêmio do grupo e parece ter sido uma das épocas mais felizes de sua vida. Durante este período, ele, junto com seus companheiros de grupo de teatro, também foi muito ativo no movimento socialista / comunista. 
Em janeiro de 1937, Ray foi encarregado de atividades de teatro locais pelo Departamento de Administração de Agricultura de Reassentamento e mudou-se para Washington com sua esposa Jean Evans, que estava grávida de seu primeiro filho, Anthony. Ele e Alan Lomax, viajaram com os músicos folclóricos do sul e gravaram para a Biblioteca do Congresso. A colaboração levou nos anos 40 a contratação de ambos pela CBS para produzir um slot noturno regular, dirigido por Woody Guthrie, durante o perído em que Ray se divorciava. 
Ray logo conheceu John Houseman, que se tornou um amigo muito próximo. Houseman perguntou Ray para produzir shows para a Overseas Branch do Office of War Information, que terminou rapidamente, devido a pressões políticas. Enquanto isso, Elia Kazan foi chamado a Hollywood para fazer sua estréia no cinema com Uma árvore cresce em Brooklyn (1945), e contratou Ray para ser seu assistente, onde foi introduzido pela primeira vez ao cinema. Houseman chamou Ray de volta para Nova York, e este fez sua estréia na TV ao vivo com o popular Number, Desculpe Errado (1946) (TV), além de algum trabalho de rádio.
Em 1946 Houseman emprestou Ray para o romance "Thieves Like Us", de Edward Anderson, e Ray amou a situação pela familiaridade com o sul na época da Depressão. Ele trabalhou duro para a adaptação, ainda que tenha ficado sem créditos do roteiro. 
Um dos trabalhos que Ray aceitou sem pensar por estar ansioso para trabalhar e foi A Woman's Secret (Segredo de uma mulher) - 1949, e é nítida a falta de suas características no filme, que tornou-se memorável porque é onde Ray conheceu a atriz Gloria Grahame, que se tornou sua segunda esposa. Ray se refere ao filme como "uma experiência desastrosa, entre outras coisas, porque eu a conheci." Quando ela ficou grávida, Grahame se divorciou do marido para casar-se com Ray em Las Vegas. Grahame passou sua lua de mel sozinha, enquanto Ray jogou fora cerca de US $ 40.000 em uma noite. O casamento foi desastroso; os dois se separaram um ano depois e sua tentativa de amizade profissional terminou quando Ray pegou Grahame na cama com seu filho Jean Evans. Eles se divorciaram em 1952.
Humphrey Bogart, ao conhecer o trabalho de Ray ficou tão impressionado que o convidou para dirigir sua primeira produção independente, que  tornou-se um sucesso modesto, e Ray parece ter dúvidas sobre sua apreciação em dirigir o filme.
De volta à RKO, Ray foi obrigado a fazer filmes próximos ao estilo de Howard Hughes, como Born to Be Bad (1950), entre outros.
Embora Ray teve suas dúvidas sobre a sua última colaboração, Bogart o escolheu para um segundo filme - In a Lonely Place (1950) e é considerado uma das melhores performances e das mais complexas de Bogart. Apesar de seus problemas conjugais, Ray insistiu em trazer Gloria Grahame para o papel de amante Bogart, porque ele sabia que ela era perfeita para o papel, o que lhe garantiu grandes elogios por sua atuação. Um filme aclamado pela crítica na época de seu lançamento, mas uma espécie de decepção de bilheteria, In a Lonely Place (1950) ganhou uma reputação ao longo das décadas como um exemplo clássico com um misto de filme noir e romance, além de comovente.
Antes do término do contrato com a RKO, Ray fez dois filmes memoráveis: Em terreno perigoso (1952) era um drama policial complexo, que novamente apresentou movimentos de câmera expressionistas e um olhar em um protagonista violento, e Os Homens Lusty (1952), um filme sobre a complexidade de voltar para casa disfarçado como um filme de rodeio.
Após sua saída da RKO, seu primeiro projeto foi Johnny Guitar (1954), que ele odiou fazer apesar de seu sucesso de bilheteria. Hoje, o filme reuniu um status cult, com Martin Scorcese como um de seus grandes fãs.
Em setembro de 1954, Ray escreveu um roteiro para "The Run Blind," base para seu filme mais popular e influente, Rebel Without a Cause (1955), estrelado por James Dean no papel de Jim Stark, um jovem problemático, cujo mundo é desvendado em um período de 24 horas. Ray e Dean formou um vínculo muito estreito durante as filmagens, com Ray permitindo Dean a improvisar e até mesmo direto do seu agrado. 
Ray recebeu sua única nomeação ao Oscar, pelo roteiro. Ray e Dean planejavam fazer mais filmes depois deste, não contando com a morte de Jean.
Ray amava trabalhar com atores mais jovens e queria fazer filmes sobre eles, entre eles Hot Blood (1956), baseado em pesquisas que a sua ex-esposa havia compilado sobre os ciganos. Durante uma estadia em Paris, Ray leu um artigo chamado "dez pés de altura", sobre um professor cuja vida se desfez por causa de um vício de cortisona, levando a uma nova produção, apesar de tornar-se um fracasso de bilheteria.
Ray continuou a fazer filmes, mas sua saúde começou a se tornar um problema no set de Everglades (1958), e Ray foi demitido, com a maior parte de sua intervenção descartada. Na década de 1960 ele foi convidado para fazer dois filmes de grande orçamento na Espanha, onde sofreu um ataque cardíaco causado por anos de alcoolismo e tabagismo, para não mencionar o stress. Esta, infelizmente, trouxe sua carreira em Hollywood para um final prematuro.
Após seu ataque cardíaco, Ray tentou várias vezes dirigir novamente, sem sucesso. Ele só dirigiu novamente até os curta satíricos pornôs Wet Dreams (1974). Ainda na década de 1970 tornou-se professor na Universidade de Nova York e junto com seus alunos fizeram Não pode voltar para casa (1976), metade documentário e metade ficção. Com a ajuda de seus amigo Wim Wenders, ele completou seu último filme, Lightning Over Water (1980), sobre um pintor morrendo de câncer tentando navegar para a China para encontrar uma cura, mas em vez disso, tornou-se um triste documentário sobre os últimos dias de Ray.
Nicholas Ray morreu em 06 de junho de 1979 de câncer de pulmão, e deixou ao mundo alguns dos melhores filmes contemporâneos e compartilhou a dor e total vulnerabilidade por meio de seus personagens. 
Filmografia de Nicholas Ray (Segundo o blog Melhores Filmes - http://melhoresfilmes.com.br/diretores/nicholas-ray)

Veja a lista dos 9 melhores filmes de Nicholas Ray
RankingFilmeAnoNota
Juventude Transviada19559,1
No Silêncio da Noite19508,2
Amarga Esperança19498,0
Johnny Guitar19547,9
Paixão de Bravo19527,5
Cinzas Que Queimam19527,4
O Crime Não Compensa19497,3
Delírio de Loucura19567,1
Sangue Sobre a Neve19597,0
n/aA Bela do Bas-Fond19586,9
n/aUm Filme para Nick19806,4
n/aRei dos Reis19616,3
n/aBitter Victory19576,3
n/a55 Dias em Peking19636,3
n/aQuem Foi Jesse James?19576,3
n/aJornada Tétrica19586,1
n/aFora das Grades19556,0
n/aA Vida Íntima de uma Mulher19496,0
n/aAlma Sem Pudor19506,0
n/aSangue Ardente19565,5
n/aHorizonte de Glórias19515,4