Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 22 de julho de 2012

City Streets - 1931

City Streets - 1931
83 min - USA
Crime | Filme Noir
Diretor: Rouben Mamoulian
Estrelando: Gary Cooper, Sylvia Sidney, Paul Lukas

http://www.imdb.com/title/tt0021750/



City Streets é um dos primeiros filmes de gângsters, além de ser também a primeira história escrita para o cinema por Dashiell Hammett, sendo um recém-contrato pela Paramount.

Nan Cooley, filha do mafioso Pop Cooley, tem uma vida cheia de vantagens mantidos pelos negócios escusos envolvendo o mercado de bebidas, e vê-se apaixonada por The Kid um homem que ela conhece como "balconista" numa banca de tiros, a quem seu pai tenta convencer a entrar para a máfia a fim de ter condições de manter os luxos de sua menina, ainda que The Kid não pareça inicialmente interessado no assunto.


Nan é ingenuamente implicada em um assassinato que a levará à prisão, assumindo a culpa de um crime cometido por seu pai, e é a partir de então que percebe o perigo da máfia e descobre em seguida que The Kid resolve aceitar o convite a fim de ajudá-la, o que Nan percebe ao ver seu amado chegar para vê-la na prisão com um casaco de peles, mas quer fazê-lo mudar de ideia para que ambos vejam-se livres do crime organizado. 


A situação encontra-se já fora de controle, uma vez que o mafioso (Maskal) que antes implicara Nan no assassinato quer agora matar seu amor, e o casal é acuado, até que Nan saca uma arma para salvar The Kid - neste momento já auto-denominado novo chefe da máfia - e tiram Maskal do negócio de cervejas, aniquilando seu poder.
O destaque para o filme está nos experimentos do diretor Rouben Mamoulian, usando uma série e efeitos visuais e sonoros que atribuem certa originalidade a produção. 

É bom lembrar que trata-se de uma época em que Hollywood encontrava-se extasiada com a descoberta do som, mas Mamoulian parece ter mantido a atenção as imagens, conferindo a elas maior importância, como nas cenas iniciais com closes nas cenas, como os copos de cerveja enchendo-se da bebida, mostrando o negócio do mafioso e logo o rio, com o chapéu do que passou "desta para melhor".

O final deixa um pouco a desejar na atuação dos protagonistas, ainda que Sylvia Sidney esteja deslumbrante e Guy Kibbee faz muito bem o papel de um gângster aproveitador e parasita.

A primeira vista parece um filme pequeno, mas só pelas cenas com imagens sutis mas reveladoras sobre a situação vigente já vale o espetáculo para conhecer o trabalho de Mamoulian e sua forma de ver, para mim ainda muito mais voltada para o cinema mudo,
não contaminado ainda pela novidade tecnológica do som, atribuindo ao filme algo único.

Cartazes - City Streets - 1931