Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crack-Up, 1946


Crack-Up (1946)
93 min - USA
Drama | Filme Noir | Mistério
Diretor: Irving Reis
Estrelando: Pat O'Brien, Claire Trevor, Herbert Marshall


O protagonista de Crack-Up é George Steele (Pat O'Brien), um historiador de arte de meia-idade que acredita que a arte é para todos desfrutar, não só uma minoria rica, mas suas idéias não são bem-vindas no Museu Metropolitan, e ele se torna o alvo de uma campanha de difamação bem elaborada.

George começa a suspeitar que alguém no museu está substituindo obras de arte por falsificações. Ele tenta descobrir os culpados para desvendar este intricado mistério.

Na sequência de abertura, George tenta freneticamente invadir o museu, mas o guarda o impede e este entra em colapso, perdendo os sentidos. Ele acorda em um sofá no escritório museu, cercado por seus colegas. Ele pergunta se havia outros sobreviventes no desastre de trem e todos negam que tal fato tenha ocorrido há meses nos arredores. 
Confuso, George tenta refazer seus passos e, em flashback, relembra que teve de fazer uma viagem de trem para visitar a mãe doente, onde presencia na direção oposta um farol se aproximando até que se choca com o trem em que está a bordo, tirando-lhe a consciência. Isso é tudo o que ele lembra, mas a invasão do museu lhe é desconhecida ou mesmo o motivo que poderia tê-lo levado a tal.

George suspeita que alguém está tentando desacreditá-lo, e talvez foi o que o levou à invasão do museu, a fim de desvendar o caso das falsificações.
A tensão aumenta quando George percebe que há semelhanças entre o esquema de falsificação com crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra, levantando a suspeita de uma ação atual em plena América.
George passa a maior parte do filme entre as poucas pistas que consegue reunir, atordoado pela amnésia parcial ou simplesmente inconsciente. Mesmo a força internacional de polícia na fuga dos falsificadores deixa George no escuro. É como se é próprio cérebro não pertencesse a ele. Os vilões manipulam facilmente sua mente e seu corpo é feito um fantoche para as autoridades. Esta falta de auto-consciência vem à cabeça quando o psiquiatra Dr. Lowell usa um soro para extrair a verdade e a ficção da mente de George.

Pensando no gênero, vemos o ambiente urbano na névoa entre a verdade e o submundo do crime, com cenas escuras da cidade fria e decadente, além do desiquilíbrio humano influenciado em especial pelos resquícios ainda latentes da guerra, criando um mal-estar que chega a mente do espectador. 
Trata-se de um filme médio, com certas discrepâncias em algumas situações do filme, porém a abordagem do atordoamento do pós-guerra, criando uma sociedade entre as ações escusas e a completa sensação de desequilíbrio é um tema corrente do noir, expressando o sentimento latente da época.

Cartazes Crack Up - 1946