Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Inner Sanctum - 1948

Inner Sanctum - 1948
Filme Noir | Mistério | Thriller
62min - Estados Unidos
Diretor: Lew Landers
Atores: Charles Russell, Mary Beth Hughes, Dale Belding



Durante um viagem de trem, um vidente faz previsões ao longo da viagem, falando a uma mulher entediada com a jornada, sentada a seu lado. Começa então a contar a história de um assassinato na ferrovia e a partir daí começa o flashback sobre um assassino em fuga que esconde-se em uma pequena cidade, devido a uma inundação que o impede se fugir, porém este não esperava hospedar-se justamente onde a suposta testemunha de seu crime habita.......

Um homem acidentalmente mata sua noiva durante uma discussão enquanto sai de um comboio. Assim que o trem se afasta, ele deixa o corpo da mulher sobre a plataforma traseira. Ninguém o viu fazer isso, exceto um menino sardento que estava na estação deserta e começa a fazer diversas perguntas até despedir-se inesperadamente.

Mais tarde, uma inundação que derrubou uma ponte, retarda a saída do assassino da cidade, restando-lhe ficar em uma pensão até que tudo seja normalizado. Esta é curiosamente a moradia do menino que o vira anteriormente. Lá ele conhece uma bela loira que o recebe na hospedagem e a trama gira em torno de se o menino o reconhece e o delatará, pensando inclusive se este deverá ser eliminado para não comprometê-lo.

Inner Sanctum se baseia em psicologia e interação de personagens gerando emoções e calafrios, e tem como destaque o fato de retratar uma criança em perigo, o que torna-se essencial para a trama. Embora de curta duração, é um suspense, apesar de pouco destaque entre muitos noirs já conhecidos, interessante e bem dirigido por Lew Landers.


A fotografia é sombria por praticamente todo o tempo, envolvendo os personagens, em especial demonstrando o drama que vive o protagonista diante do ocorrido e a ansiedade 
sobre a possibilidade do mistério ser revelado.

Cartazes Inner Sanctum - 1948




terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Shakedown - 1950


Shakedown - 1950
80 min - EUA
Filme Noir - Drama
Diretor: Joseph Pevney
Atores: Howard Duff, Peggy Dow, Brian Donlevy

http://www.imdb.com/title/tt0042953/



Howard Duff é o fotógrafo que deseja alcançar o sucesso sem medir consequências. Conseguindo um emprego em um jornal de grande circulação, fotografa em pouco tempo um chefe do crime, ganhando assim certo destaque.

Duff resolve colocar dois chefes do crime um contra o outro por meio das fotos que possui, enquanto tenta chantagear não só um deles a fim de garantir uma renda estável, como ainda a esposa que mantém um caso com o editor de fotografia do jornal.

Mas toda a arrogância e confiança na perspicácia e inteligência leva Duff a um final dramático, onde este tira sua última foto, no momento de seu assassinato.

"Shakedown" é possui um diálogo notável além do filme ser bastante sugestivo sexualmente. Duff é um personagem sem escrúpulos, não importando se as pessoas se matam como resultado direto de suas ações.

O filme deve ser visto como uma mostra da situação do pós-guerra, narrado e apresentado de forma mais cínica, dura e realista.

Cartazes Shakedown, 1950