Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 11 de junho de 2011

Jules Dassin


Julius Dassin
96 anos
18/12/1911 . 31/03/2008
Estados Unidos
Middletown, Connecticut

Gosto muito dos filmes de Jules Dassin. As temáticas são fortes e questionadoras a respeito da sociedade; é nítido o detalhamento cuidadoso quer nas amplas tomadas nas ruas das cidades, sempre com um ritmo intenso em especial nas perseguições, ou mesmo em ambientes internos onde as cenas parecem ter sido planejadas com a maior paciência e dedicação em sua totalidade.

Quem assistiu a Rififi deve lembrar-se do longo processo do assalto à joalheria com a abertura do cofre, em passagens minuciosas que levam o espectador a participar do processo que parece não ter fim, e o suor rolando nas faces dos personagens nos faz sentir toda a ansiedade até a conclusão do roubo perfeito.

A abordagem em Cidade Nua, como o próprio nome diz, desnudando a cidade em ritmo caótico, participando das notícias de um assassinato muito mais como distração e espetáculo que refletindo sobre a questão, nos remete a mais um questionamento e demonstração de algo comum até os nossos dias.

Obras incríveis a parte, quero neste post reunir algumas informações relevantes sobre este diretor, roteirista e ator que muito contribuiu para o cinema e o gênero Noir.

O filho de emigrantes russos vai morar no Harlem, em Nova York ainda criança mas na adolescência vai para a Europa estudar arte dramática de onde voltaria nos anos 30 atuando como ator em peças teatrais.

Em 1941 vai para Hollywood, contratado por Alfred Hitchcock e Garson Kanin. Mas seu início como diretor parece ter impressionado com o curta A Lenda do Coração, de Edgar Alan Poe, e em 42 parte para os longas A Sombra do Passado (Nazi Agent), Sua Criada Obrigada (The Affairs of Martha) e Uma Aventura em Paris (Reunion in France).




O primeiro sucesso de bilheteria veio em 1944, com O Fantasma de Canterville, adaptação do livro de Oscar Wilde, este ainda no gênero comédia, mas outros seguiram-se e por tornarem-se fracassos de bilheteria culminaram na quebra de contrato com a MGM.


Veio em seguida o período considerado a melhor fase de Dassin que produziu quatro filmes-noir em sequência: Brutalidade (Brute Force - 1947), Cidade Nua (The Naked City - 1948) , Mercado de Ladrões (Thieves' Highway - 1949) e Sombras do Mal (Night and City - 1950).





Dassin incorporou técnicas do neo-realismo italiano, estabelecendo-se como um dos mais importantes cineastas em atividade nos EUA no final dos anos 40.

Acontece que a febre anti-comunista, liderada pelo senador Joseph McCarthy toma conta dos EUA. Dassin foi membro do partido comunista nos anos 30, e mesmo desligado do partido há mais de 10 anos começou a ser pressionado e ter problemas, sondado por atos comunistas e pressionado a entregar possíveis membros simpatizantes da causa, resultando no abandono do país, dirigindo-se a Londres, onde o citado filme Sombras do Mal foi rodado.

O fato criou sérios problemas a Dassin para conseguir investimentos a novos projetos, retomando apenas em 1955 com o projeto do filme Rififi, dando-lhe o prêmio de melhor diretor.


Em 1956, Dassin casa-se com a atriz grega Melina Mercouri e o pai, membro do parlamento grego, ajuda-o conseguindo financiamento para o filme Aquele que Deve Morrer (Celui Qui Doit Mourir), baseado no romance de Niko Kazantzakis. Lançado em 1957, o longa-metragem foi bem recebido pela crítica, tendo concorrido à Palma de Ouro em Cannes e ao Bafta de melhor filme.

Em 1960, Dassin faz de Mercouri a estrela de Nunca aos Domingos, outro de seus maiores êxitos de bilheteria e de crítica. O filme ganhou o Oscar de melhor canção original, além de ser indicado aos prêmios de melhor direção e roteiro original (ambas para Dassin) e melhor atriz (Mercouri).

Após dois fracassos de bilheteria, Dassin reencontrou seu público em Topkapi, de 1964, comédia que rendeu a Peter Ustinov o Oscar de melhor ator coadjuvante.

O Poder Negro, de 1968, uma versão afro-americana de O Delator, de John Ford, foi seu primeiro filme rodado nos EUA após a fuga do marcathismo, 15 anos antes. No mesmo ano, nos palcos da Broadaway, Dassin ainda dirigiu a peça Ilya Darling, adaptação musical de Nunca aos Domingos, com Melina Mercouri revivendo o mesmo papel do cinema.

Entre 1968 e 1974, o casal Dassin e Mercouri, notórios combatentes do regime ditatorial que vigorava na Grécia, viu-se obrigado a se exilar. Com o retorno da democracia, Mercouri tornou-se membro do parlamento grego e, mais tarde, ministra da cultura.

Cineasta versátil, que circulava pelos gêneros do suspense, o drama e a comédia, Jules Dassin é citado e elogiado pela crítica, em geral pela primeira fase que refere-se aos quatro filmes noir
itados anteriormente.

Recomendo que o leitor assista aos filmes noir deste artista completo e merecedor de citação e apreciação da obra.

O blog Melhores Filmes classifica 8 filmes como os melhores de Jules Dassin, circulando por todos os gêneros de sua carreira. São eles:

1º - Rififi - 1955 - 9,1

2º - Sombras do Mal - 1950 - 8,0

3º - Cidade Nua - 1948 - 7,9

4º - Mercado de Ladrões - 1949 - 7,9

5º - Brutalidade - 1947 - 7,8

6º - Aquele Que Deve Morrer - 1957 - 7,7

7º - Nunca aos Domingos - 1960 - 7,6

8º - Topkapi - 1964 - 7,4

135 Melhores Filmes Noir - Blog Melhores Filmes

Vasculhando novidades na internet, encontrei o blog Melhores Filmes - o melhor do cinema está aqui. Além de dividir por diversos segmentos, o blog traz uma lista de 135 filmes classificados como Noir - vamos lembrar que alguns ora transitam pela classificação de filmes de outros gêneros, como Scarface por exemplo, mas pela similaridade de características parecem repetir-se de um a outro estilo - informados com data, diretores e classificados por nota, sendo os 135 com notas até 7.0, e outros tantos abaixo da média.

Vemos as obras Pacto de Sangue, A Marca da Maldade e O Terceiro Homem como os destaques da lista,
estando Relíquia Macabra em 5º lugar ainda que com os mesmos 9.4 na classificação.

Parece uma seleção minuciosa e um ótimo guia para os cinéfilos pesquisarem o gênero. Aproveitem para dar uma olhada.

http://melhoresfilmes.com.br/generos/filme-noir/limit:500

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Orson Welles e o Filme Noir


Os filmes Noir de Orson Welles têm características importantes, como em sua filmagem expressionista em Cidadão Kane (1941), com ângulos de câmera subjetivas, sombra escura e foco profundo, e os tiros de baixo ângulo do talentoso diretor de fotografia Gregg Toland.




O terceiro filme de Welles para a RKO, sobre o tempo de guerra em Journey Into Fear (1943), filme em que atuou e co-dirigiu, apesar de não creditado, filmado na exótica Istambul. O filme foi inspirado no triller de Eric Ambler, sobre um engenheiro de armas americanos (Joseph Cotten) em um navio no Mar Negro, onde foi ameaçado por agentes nazistas que intencionavam matá-lo.





O complexo The Lady from Shanghai (1948), fala sobre um triângulo amoroso destrutivo entre o marinheiro irlandês Michael O'Hara (Welles), uma loura manipuladora Rita Hayworth, como a femme fatale Elsa (ou Rosalie), e seu marido Arthur Bannister (Everett Sloane). A sequência final em San Francisco, na sala de espelhos ou casa de diversão era simbólica e reflexiva da quebra de relações entre os personagens. As últimas palavras de O'Hara: "Talvez eu viverei tanto tempo que eu vou esquecê-la. Talvez eu vou morrer tentando. "



Na fronteira cidade mexicana, Welles filma o clássico Touch of Evil (1958), geralmente considerado o último filme do ciclo clássico noir. Nele estrelou Charlton Heston como Vargas - um ingênuo policial da narcóticos Americo-Mexicano, Janet Leigh como sua esposa Susan e o próprio Welles como um corrupto e corpulento policial local Hank Quinlan. O filme também contou com uma aparência de retorno ao fumo do charuto com a dona de bordel Marlene Dietrich, e uma deslumbrante abertura em plano seqüência durante a abertura dos créditos filmado de uma vez, sem cortes. Mais tarde, Welles surge com o noir expressionista e drama psicológico O Julgamento (1962), uma adaptação do romance clássico de Franz Kafka, com Anthony Perkins como Joseph K - um homem condenado por um crime sem nome em um país desconhecido.






Fonte: http://www.filmsite.org/filmnoir.html

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Blog de fotos do cinema Noir

Mark Clark faz uma seleção de diversas cenas do cinema noir divididas por temas
e nos mostra desde o expressionismo a cenas memoráveis do gênero.

Acessem: http://filmnoirphotos.blogspot.com/


Boni e Clyde


Glass Wall