Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 8 de junho de 2013

Cartazes The Enforcer, 1951

Esse é o momento em que me delicio com a variedade de cartazes vindos de várias partes do mundo para divulgação deste filme que tem mais uma vez Bogart como protagonista.
Aproveitem esse festival de artes.

















domingo, 2 de junho de 2013

The Burglar - 1957

The Burglar - 1957
90 min - USA
Filme Noir | Thriller | Drama
Diretor: Paul Wendkos
Estrelando: Dan Duryea, Jayne Mansfield, Martha Vickers

http://www.imdb.com/title/tt0049035/


Dirigido por Paul Wendkos e baseado no romance de David Goodis, o filme é conhecido pelos ângulos inusitados e iluminação pouco comum, partindo para uma técnica considerada mais artística, o que parece ter causado estranheza para alguns expectadores.

A história é sobre assaltantes de jóias, com Nat Harbin (Dan Duryea) como o líder do grupo, acompanhado de outros 3 especialistas na arte do crime, além da estranha relação quase incestuosa entre Nat e Lis, a menina que foi filha do homem que tomou Nat então órfão para criar, ensinando-lhe as artimanhas da vida como assaltante de jóias, posição esta que o faz ser uma espécie de protetor de Lis.

Uma cena muito bem feita, que lembra o memorável Rififi, é quando Nat está com os comparsar em pleno roubo, e quando a polícia passa por perto do local, ele vem convencê-la de que trata-se apenas de seu carro quebrado, podendo em seguida retornar para finalizar o serviço.

Della, uma mulher com quem Nat se envolve e parece sentir que este seria o momento de abandonar sua vida de crime, irá em seguida descobrir de seu envolvimento com um policial que planeja tomar seu ganho no roubo, ao contrário do cumprimento da lei.

Na fuga para Atlantic City, tiroteio e perseguições esquentam a trama, e mais a frente teremos um final fatal acompanhado de punição do policial corrupto.

O filme é deslumbrante e ambicioso. Destaques para a atuação de Duryea, com um trabalho admirável de evocar a agitação interna enfrentada por Nat, além de Jayne Mansfield valorizar seu papel passando a sensação de impotência e confusão - por ser dependente da presença de Nat - que Gladden tem no romance.

Cartazes The Burglar - 1957