Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aniversário de John Huston (5 de agosto - 1906)


John Marcellus Huston (Nevada, Missouri, 5 de agosto de 1906 — Middletown, Rhode Island, 28 de agosto de 1987) foi um ator e diretor de cinema norte americano, e hoje merece nossa lembrança.

Huston um homem de muitos interesses além do cinema, como pintura, escultura, boxe, jogo, caça à raposa, entre outros. Era o pai da também atriz Anjelica Huston e de Tony, frutos do seu casamento com Ricki Soma, e do ator Danny Huston, fruto do seu relacionamento com Zoe Sallis. John ainda é pai de Pablo (com a atriz Evelyn Keyes).



Após a escola primária dedicou-se ao boxe e a uma série de exercícios físicos para melhorar a sua saúde, debilitada desde cedo devido ao coração dilatado e problemas renais.

Estudou pintura e trabalhou algum tempo como jornalista e redator. Em 1933, embriagado, atropela e mata a atriz brasileira Diva Tosca, companheira do também brasileiro ator e diretor de cinema Raul Roulien.

Em 1935 foi para a empresa Warner Brothers onde trabalhou como roteirista e colaborador em vários filmes. Estreou como diretor em 1941, com The Maltese Falcon, cujo roteiro escreveu baseado na novela de Dashiell Hammett. Com esse filme tornou-se um dos mestres do filme noir, tendo dirigido ainda outro clássico do gênero em 1950: The Asphalt Jungle (O segredo das jóias), com Marilyn Monroe no elenco.



Seus filmes de aventura como The treasure of the Sierra Madre (O tesouro de Sierra Madre - 1948) (parábola sobre a ganância humana, com Bogart no elenco) e The Man Who Would Be King (O homem que queria ser rei, de 1975, sobre o orgulho), além dos clássicos Moby Dick e Uma aventura na África (cujas filmagens também foram uma aventura, conforme mostra o filme Coração de caçador, de Clint Eastwood) formaram um conjunto de obras das mais significativas da história do cinema.

Nos últimos anos, Huston filmou duas incursões de Pelé no cinema, sendo a mais conhecida o filme Fuga para a vitória.

Como ator, John Huston ficou conhecido por ter interpretado Noé, numa das partes que compuseram o filme A Biblia. Contava não ter sido fácil fazer com que os animais entrassem aos pares na arca, fiel à concepção dos artistas clássicos.

Ele pode ser lembrado ainda atuando em Chinatown ao lado de Jack Nicholson e Faye Dunaway.



Com uma vasta filmografia, atuando como diretor, ator e roteirista, além de diversas premiações ao longo de quase 40 anos de estrada (informações detalhadas no link da Wikipedia mencionado abaixo), John Huston é sem dúvida um ícone do cinema a quem prestamos esta merecida homenagem.

fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Huston
http://www.filmnoirfoundation.org/

Um comentário:

  1. Ótimo post! Adoro Huston.
    Sandrix, venha participar no meu blog de um despretensioso teste de conhecimentos cinematográficos. Começo com NICHOLAS RAY (Juventude Transviada). O vencedor leva DVDs clássicos.
    Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir