Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cartazes - Journey into Fear







Journey into Fear - 1943

Journey Into Fear

68 min - EUA
Film Noir | Drama | War
Diretor: Norman Foster
Atores: Orson Welles, Joseph Cotten, Dolores Del Rio

http://www.imdb.com/title/tt0034922/

Filme baseado no romance de Eric Ambler, mostra o engenheiro Howard Graham da Marinha EUA, prestes a retornar a seu país com sua esposa de uma conferência, porém encontra-se perseguido por agentes nazistas, que pretendem matá-lo por este negociar armas com os turcos que são aliados dos norte-americanos, a fim de retardar as negociações até que outro agente seja enviado para prosseguir com o fornecimento.



Orson Welles, no papel de um coronel turco, resgata Howard a fim de não permitir seu assassinato, colocando-o em um navio onde garante que este estará a salvo, não tendo tempo de despedir-se da esposa.



Grande parte do filme ocorre no navio, onde os agentes assassinos encontram-se a bordo, como o silencioso Peter Banat, que tem como única companhia um gramophone onde toca repetidas vezes uma mesma canção. Quando Graham o reconhece entre os passageiros, tenta informar ao comandante mas este não faz outra coisa que gargalhar deliberadamente sem tomar qualquer outra atitude.

Ocorre porém que Journey into Fear em seus 60 e poucos minutos apresenta alguma emoção e o clima claro-escuro perturbador de fato nos 11 minutos finais, onde já em terra firme e fugindo para reencontrar a esposa, Graham se depara com a perseguição e o perigo eminente (ressaltando que por ser uma espécie de agente e espião fornecedor de armas americano, seria alguém mais perspicaz e preparado para enfrentar situações perigosas que o inocente e assutado personagem em questão). Aí sim vemos diversos detalhes do noir e o clima tenso que o caracteriza.






É importante salientar as muitas influências de Orson Welles presentes no filme - ainda que este não tenha aceito qualquer crédito de participação, apesar de sempre citado como colaborador - como as filmagens em câmera baixa que distorce os personagens a fim de atribuir-lhe poder ou impotência. Mesmo a captura de rostos humanos, feito por Karl Struss, distorcendo suas expressões, parecem enfatizar o perigo e a tensão.

Ao que parece, Journey into Fear sofreu diversos cortes com uma redução expressiva que talvez tenha omitido trechos que poderiam valorizar o conteúdo do filme.

Eventos a parte, eu diria que vale como conhecimento de mais um título Noir e ainda o proveito de cenas interessantes aos que não abrem mão de mais uma produção do gênero.




domingo, 16 de outubro de 2011

Thunder Road - 1958

Thunder Road - 1958 

(A lei da montanha)

92 min  - EUA
Crime | Drama | Triller
Diretor: Arthur Ripley
Atores: Robert Mitchum, Gene Barry, Jacques Aubuchon

http://www.imdb.com/title/tt0052293/



Tendo como ambiente as montanhas de Kentucky e Tenessee, no início dos anos 50, Thunder Road, dirigido por Arthur Ripley e estrelado e produzido por Robert Mitchum, tornou-se um clássico cult nos anos 70 e 80, conhecido ainda por sua música tema "The Ballad of Thunder Road", apresentada em sua versão instrumental no filme mas interpretada ainda pelo próprio Mitchum como você pode ouvir a seguir.


Este filme possui diversas particularidades, como por exemplo, ter sido baseado em um acidente verídico ocorrido em 1952, onde um motorista de transporte ilegal de bebidas (conhecido como transporte moonshine - transporte de bebida ilegal, geralmente ocorrendo na noite para comércio ilegal do produto) morreu e a história chegou às mãos de Mitchum que decidiu por trabalhar no roteiro.

O papel de Robin Doolin, irmão mais novo de Lucas e que atua como mecânico que mantém seu Ford em bom estado, foi escrito originalmente para Elvis Presley por solicitação do próprio Mitchum, mas o agente do ator exigiu um caché além das posses da produção frustrando os objetivos de Mitchum quanto ao ator escolhido, substituindo por seu filho que para ele tinha certa semelhança do porte para o papel.






Outro detalhe é sobre o carro utilizado, um Ford 1951 2 portas sedan hot rod, com um tanque traseiro muito utilizado para tranporte moonshine, modificado em alguns detalhes para ajustar-se às necessidades do filme.





Lucas Doolin (Mitchum) é um veterano da Guerra do Vietnã que retorna à casa da família e assume os negócios de transporte de bebida ilegal destilada pelo pai. Porém, depara-se com uma época em que um grupo de gângsters buscam assumir o poder total sobre o comércio de bebidas, com a ideia de aniquilar qualquer tipo de concorrência, liderados pelo gângster Carl Kogan.

Doolin é o centro de todas a responsabilidades e preocupações, desde manter os negócios da família, proteger o irmão mais novo de não seguir seus passos como tranportador ilegal, e ainda ver-se livre das perseguições da lei e tirar de
seu encalço os gângsters, o que culmina em acidente e morte que parece ser o caminho para o encerramento dos negócios, ainda que Doolin por uma espécie de código de honra decida ainda por uma espécie de corrida final, a fim de manter sua independência e direito do comércio que acredita ser seu e de sua família por direito.



O filme é forte em personagens e ação, há cenas de perseguição e violência de tirar o fôlego, além da excelente atuação de Robert Mitchum, que encontra-se no auge de sua carreira. É importante ainda prestar atenção na voz off inicial onde o locutor fala a respeito da situação vigente, relatando a época do transporte ilegal de bebidas em território norte-americano.






Mais uma vez, recomendo os links do YouTube para que possam assistir ao filme, caso não consigam encontrar em locadoras. Para os colecionadores, recomendo o DVD vendido pela Amazon, ao preço de $11.49.



http://www.amazon.com/Thunder-Road-Robert-Mitchum/dp/0792844904

Fontes:

http://www.youtube.com/watch?v=CLzEC6WPkwg&feature=related

http://www.imdb.com/title/tt0052293/

http://en.wikipedia.org/wiki/Thunder_Road








Cartazes Thunder Road, 1958