Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 30 de junho de 2012

Naked Alibi - 1954

Naked Alibi - 1954
86 min - EUA
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: Jerry Hopper
Estrelando: Sterling Hayden, Gloria Grahame, Gene Barry

http://www.imdb.com/title/tt0047263/



Anos 50, as ruas tensas, com assaltos a mão armada e pressão sobre a polícia para resolver rapidamente os casos.

Al Willis, um alcoólatra explosivo, é suspeito de um assassinato, pois atacara membros da polícia ao ser espancado, jurando vingança.
Acontece que o Tenente Parks é assassinato logo na noite seguinte e outros ataques a policiais se sucedem, o que o levará a tornar-se o principal suspeito do crime, sendo perseguido pelo implacável Chefe Conroy, ao ponto de perseguí-lo em uma cidade na fronteira mexicana, para onde Willis tenta fugir. Para Conroy inclusive não lhe resta muito a fazer, pois sua insistência em desvendar o caso tira-lhe inclusive o poder como policial quando a imprensa fotografa uma cena mais violenta sobre Al Willis, afastando-o do caso.
Já na cidade mexicana surge a sedutora Mariana (Gloria Grahame), dançarina e cantora de El Perico, onde deixa os homens loucos com sua provocativa apresentação.  Mas afinal, o que uma bela mulher está fazendo em uma cidade fronteiriça, arruinada, trabalhando numa boate de baixo calão?  É com a chegada de Al que o mistério se revela, pois ele tem um caso com Mariana, e aproveitou a situação tensa com a polícia para convencer a mulher que precisava descansar um pouco longe da cidade, deixando-a para encontrar Mariana.
Esse é o momento em que Al revela sua natureza ciumenta, psicótica e auto-destrutiva, aliás, característica percebida nos 3 personagens principais (Al, Conroy e Mariana), quer na natureza explosiva de Al Willis tentando manter sua vida dupla ou a firmeza pseudo-calma de Conroy que deseja desvendar o mistério e revelar quem é o homem que persegue, e a imagem da mulher entre o impasse que vai aumentando entre os protagonistas masculinos, tentando descobrir a verdade. Conroy inclusive quer que Mariana o ajude a desmascarar Al Willis, formando um triângulo tenso e perigoso.


Todos tem a oportunidade de ir embora mas ao mesmo tempo parecem comprometidos com o destino final, seja lá o que for. O destino é irresistível e inevitável e explode nas cenas finais no telhado de uma igreja.

O elenco é excelente, com Barry incrivelmente convincente como o psicótico e perturbado Al Willis e Gloria Grahame está belíssima em suas atuações, em especial em seu belo vestido com os ombros à mostra - me lembra uma delicada e sensual camisola - em El Perico, algo que certamente faz muitos suspirarem.
Muito boa a trilha de abertura em meio as tomadas noturnas dos carros de policia chegando à delegacia, a fotografia em claros e escuros muito bem dirigida - ainda que o filme não se atenha o tempo todo às cenas noturnas - , muita tensão e violência e diversas cenas com o toque de sedução que tempera o clima. Não encontrei uma cópia muito boa para apreciar ao máximo o filme, mas confesso que me surpreendi e gostei bastante do trabalho de Jerry Hopper. Gostei da dinâmica e intensidade que dos acontecimentos, construindo uma interessante trama que prende o espectador.  Aproveitem o post, assistam ao filme e comentem suas impressões.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Life not to Follow - 2013



Hoje falarei a respeito desta proposta de trilogia neo-noir pelo morador de Boston e escritor-diretor de A Life Not to Follow, Christopher Di Nunzio.

Para este novo projeto - ele diz já ter feito outros filmes com baixos orçamentos - Christopher aproveita a internet para arrecadar fundos para realizar o intento.

Em uma breve sinopse, ele conta um pouco da história: Eric é um homem morto e sabe disso. A morte é iminente e ele deve fazer as pazes de seus pecados passados​​, matando aqueles que enganaram, não importa o preço: Alguém um dia disposto a fazer qualquer coisa para subir no mundo deve agora fazer o sacrifício final. Ele deve matar seu melhor amigo ou morrer. Durante a busca de uma garota desaparecida, ele se depara com uma série de personagens desagradáveis ​​que o levarão à perdição ou salvação.

Para saber mais sobre o projeto e, quem sabe, dar uma força para a filmagem, acesse:

http://www.kickstarter.com/projects/1091918793/a-life-not-to-follow