Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Filme Noir como experimentação

Uma das coisas sobre o Noir que muito me instiga é a questão da experimentação e como os profissionais valiam-se da técnica para criar o clima e envolver o espectador, em especial por meio da iluminação. John Alton, brilhante diretor de fotografia, nos mostra tal faceta descrevendo uma cena de suspense com inesperado desfecho:


“Para se aperceber da luz e do que ela pode fazer à mente de uma audiência, visualize esta pequena cena: O quarto está escuro. Um forte raio de luz aparece no hall sob a porta. Ouve-se o som de passos. A sombra de dois pés divide o raio de luz. Segue se um breve silêncio. Existe suspense no ar. O que é? O que vai acontecer? Ele vai tocar à campainha? Ou apenas inserir a chave e tentar entrar? Aparece outra sombra mais pesada que bloqueia a luz por completo. Ouve-se um indistinto som de assobio e a sombra vai-se embora, vemos com a luz fraca, um papel a ser empurrado sobre o carpete. Ouvem-se novamente os passos...Dessa vez a irem-se embora. Aparece uma vez mais uma luz forte que ilumina a nota no chão. Lemo-la à medida que os passos se afastam. “São dez horas. Por favor desligue o rádio. O Gerente.”

(Film Noir, Taschen, 2004)

Filme Noir: O Outro Lado da Noite

E já que falamos de livros, A. C. Gomes de Mattos visita a estética e nos presenteia com esta publicação pela Rocco, catalogando filmes americanos da década de 40 e 50 apresentando sinopse, ficha técnica e comentários sobre cenas e diálogos. Outro bom livro de cabeceira para os amantes do estilo.

Film Noir - Editora Taschen

Durante meus estudos sobre o Noir, o livro da Taschen, de Alain Silver & James Ursini, foi um importante guia, devido a informação detalhada sobre esta forma de filmar, comentários de diretores e técnicos, além da grande variedade em imagens dos filmes que marcaram o período clássico do gênero. Este livro mostra não se tratar de um gênero ou movimento, mas como o noir mudou a paisagem do cinema com seu estilo icônico.
Para quem gosta ou quer conhecer mais a respeito, é uma publicação disponível em português e bem acessível para aquisição.

The Rules of Film Noir, programa da BBC

Encontrei no Youtube que a BBC tem um programa que fala do filme noir.
Alguém sabe onde encontro para assistir?