Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Joseph H. Lewis - 1907 - 2000


6 de abril de 1907 - New York City, New York, EUA a 30 agosto de 2000.

Diretor norte-americano que ao chegar a Hollywood tinha a esperança de ser ator, usando "um enorme bigode Adolphe Menjou" desistindo rapidamente da ideia, é considerado um cineasta do filme B e passou 30 anos dirigindo de westerns a filmes de drama e suspense, lembrado geralmente pelos filmes de mistério como My Name Is Julia Ross (1945) e Dark Night (1946), além de Gun Crazy (1949) um clássico noir.

De 1937 a 1940, no auge de sua carreira de diretor, foi apelidado de "Wagon Wheel-Joe", devido a composições visuais que chamaram a atenção de editores do estúdio.

"Eu carregava uma caixa cheia de rodas de carroça diferentes ... sempre que chegava a uma cena vergonhosa no diálogo e tudo, eu colocaria uma roda de carroça em uma porção do quadro, e daria uma visão artística fora dele, assim o olhar seria para o lado artístico e não sobre a cena em si."

Lewis é apreciado em especial pelos filmes noir que dirigiu entre 1940 e 1950, como é o caso de Gun Crazy, filme do auge de sua carreira e The Big Combo.

Ao final de sua carreira, dirigiu programas de TV, em especial Westerns, como Bonanza, título muito conhecido até hoje.

É certo porém, que o reconhecimento de mais este diretor do noir, foi na retomada do gênero na década de 70, devido a retomada de interesse pelo estilo expressionista, sendo até então considerado apenas um diretor de filmes B que foi construindo sua carreira em Hollywood pelo caminho dos westerns entre os considerados filmes menores.

Lewis trabalhou em todos os seus scripts mas não tinha seu crédito revelado nas telas, a não ser em umas poucas vezes, como em Bombs Over Birmânia, de 1942. Normalmente, seus personagens se encontram presos em obsessão sexual, em conflito de identidade ou crise ética, tema correntes no gênero noir.

Lewis é considerado como o segundo melhor diretor do gênero noir, atrás apenas do diretor Edgar G Ulmer.

"Prodigalidade prodígio, sua abordagem deliberada artística, a sua estilização barroca visual que transcende o realismo simples, o seu comando de foco profunda e longa demora, o seu recorrentes motivos visuais e seus jogadores 'performances Lewis intensa: todas essas tintas Lewis como uma espécie de Orson Welles de do B-filme, embora ele raramente se originou projetos e nunca trabalhou no teatro como Welles. Um autodidata que completaram apenas um mês do ensino médio, Lewis construiu sua própria estética, fazendo com que todos os filmes, por vezes, todas as cenas, uma declaração pessoal."(Nevins, p. 12).

Filmografia - destaques para os considerados clássico de Lewis:

The Big Valley (TV series)
1966 - The Man from Nowhere
The Death of Matthew Eldridge
Plunder

1965-1966 A Man Called Shenandoah (TV series)
Night of the Wolf
Boots with My Father's Name
Incident at Dry Creek
1965 Gunsmoke (TV series)
Thursday's Child
One Killer on Ice
Branded (TV series)
The Vindicators

1964 Daniel Boone (TV series)
Pompey

1963 Bonanza (TV series)
The Quality of Mercy
1958-1963 The Rifleman (TV series)
Old Tony
The Guest
The Bullet
And the Devil Makes Five
The Sidewinder

1962 The Dick Powell Theatre (TV series)
The Hook

1961 The Investigators (TV series)
O Investigadores (série TV)
The Dead End Man
Something for Charity
The Mind's Own Fire
Panic Wagon
Death Leaves a Tip

1959 The Detectives Starring Robert Taylor (TV series)
The Hiding Place
Alcoa Theatre (TV series)
Corporal Hardy
The Fat Man: The Thirty-Two Friends of Gina Lardelli (TV movie)

1958 Terror in a Texas Town

1957 The Halliday Brand

1956 7th Cavalry

1955 A Lawless Street
The Big Combo
Man on a Bus

1953 Cry of the Hunted

1952 Desperate Search

1950 A Lady Without Passport
Gun Crazy

1949 The Undercover Man

1948 The Return of October
The Swordsman

1946 So Dark the Night

1945 My Name Is Julia Ross
The Falcon in San Francisco

1944 Minstrel Man

1943 Criminals Within

1942 Secrets of a Co-Ed
Boss of Hangtown Mesa
The Silver Bullet
Bombs Over Burma
The Mad Doctor of Market Street

1941 Arizona Cyclone
Invisible Ghost

1940 Pride of the Bowery
That Gang of Mine
Boys of the City
The Return of Wild Bill
Texas Stagecoach
The Man from Tumbleweeds
Blazing Six Shooters

1939 Two-Fisted Rangers

1938 The Last Stand
Border Wolves
The Spy Ring

1937 The Singing Outlaw
Courage of the West
The Gold Racket
Navy Spy

Ótima matéria que encontrei no Estadão, por Luiz Carlos Merten:
http://blogs.estadao.com.br/luiz-carlos-merten/joseph-h-lewis/
onde fala sobre o diretor e o filme The Big Combo:

"...Lewis, a despeito de orçamentos irrisórios, cria cenas inesquecíveis...Lewis parece sempre consciente de que é melhor do que os filmes que faz. Alguns são realmente grandes, e Peggy Cummings diz que ele foi um cara combativo, sempre em luta com o ‘sistema’, mas a impressão que me passa é outra. Era fazer, ou largar. Ele fazia, sem se importar com os roteiros."

"‘The Big Combo’ fornece elementos para uma abordagem perfeita dos defeitos e qualidades do cinema de Lewis. Tecnicamente, é extraordinário, com uma mise-en-scène inventiva e um fotógrafo (John Alton) que segura todas as extravagâncias do diretor e o filme ‘explode em imagens maravilhosas’, como diz Jean Tulard. Expressionista no mais último grau – como tantos clássicos noir -, ‘The Big Combo’ muitas vezes utiliza uma só fonte de luz e o que impressiona é o domínio de Lewis e Alton do enquadramento, a forma como eles criam a tensão no interior do plano, usando a disposição dos atores para estabelecer os sentimentos dos personagens e as relações de dominação e de força. Se há um filme que oferece uma lição de mise-en-scène, é este."

Certo é que Joseph H. Lewis é um diretor com uma gama imensa de filmes de baixo orçamento que lhe concederam uma menção de respeito pela grande contribuição no meio cinematográfico e o filme noir, recebendo por isso nossa pesquisa e comentário para que o leitor conheça mais esse personagem importante do mundo do cinema. Recomendo que visitem os links abaixo e aproveitem mais referências a respeito do diretor e os trabalhos que lhe garantiram os títulos por demais merecidos.

Referências:
en.wikipedia.org/wiki/Joseph_H._Lewis
http://blogs.estadao.com.br/luiz-carlos-merten/joseph-h-lewis/
http://www.sensesofcinema.com/2006/great-directors/lewis_joseph/

domingo, 18 de setembro de 2011

Bacall to Arms - 1946

Acabo de assistir a animação da Warner Bross da série Merry Melodies, retratando Bacall e Bogart em meio aos personagens animados. Dirigido por Bob Clampett, a semelhança dos atores e mesmo a voz de Bogart são impressionantes. Para que Experimento Noir fuja por um instante do clima tenso e sombrio, vale a diversão deste curta divertido e muito bem caracterizado. Vale ainda mencionar que o título refere-se tanto a despedida de Hemingway A to Arms e atriz Lauren Bacall, cuja aclamado filme de estréia foi em To Have and Have Not, com base em outro romance de Hemingway.

Cartazes Cry Danger - 1951

Sem uma grande variedade na composição gráfica desses cartazes, mas com a peculiaridade em apontar cenas do filme em meio aos protagonistas chaves da trama, parecendo mais uma página de revista que busca descrever com mais detalhes o que o espetáculo oferece.