Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 16 de setembro de 2012

Ossessione - 1943

Ossessione - 1943
140 min - Itália
Crime | Drama | Romance
Diretor: Luchino Visconti
Estrelando: Clara Calamai, Massimo Girotti, Dhia Cristiani

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0035160/

Este filme traz uma série de referências, tanto históricas como nos remete a certas semelhanças com filmes tanto por basear-se pela mesma literatura quanto pela similaridade na concepção dos protagonistas.

Para entender um pouco mais sobre Ossessione, precisamos lembrar que o mesmo foi filmado em plena Segunda Guerra, com toda a precariedade de recursos que se possa pensar, e não bastasse esse detalhe, vamos nos situar ainda em pleno regime fascista de Mussolini, que controlava a indústria cinematográfica italiana, impondo a repressão sobre produções que não respeitassem os padrões estabelecidos pelo governo. Este cenário trará um movimento no cinema italiano e posteriormente no cinema francês do chamado neo-realismo, onde todo o floreio da realidade - muito corrente na época nos EUA - é recusado em prol da realidade: "...o cinema devia “enxergar” e analisar a realidade, mostrando a vida italiana sem embelezamento. " (http://experimentenoir.blogspot.com.br/2011/05/o-neorealismo-italiano-visao-da.html).
Luchino Visconti, considerado um dos mais importantes diretores do cinema italiano faz uma estréia brilhante com Ossessione, calcado nas premissas do neo-realismo e, segundo informações na Wikipédia, chegou a vender as jóias da família para a produção do filme, - http://pt.wikipedia.org/wiki/Luchino_Visconti - que baseia-se no romance de James M. Cain The Postman Always Rings Twice, este filmado na versão norte-americana em 1946 por Tay Garnett (http://experimentenoir.blogspot.com.br/2011/04/postman-always-rings-twice-o-destino.html) e mais a frente numa versão mais picante de Bob Rafelson com Jack Nicholson e Jessica Lane em 1981 (http://experimentenoir.blogspot.com.br/2011/04/postman-always-rings-twice-o-destino_24.html), e que a mim remete ainda em semelhança a A Street Car Named Desire (http://experimentenoir.blogspot.com.br/2011/08/streetcar-named-desire-uma-rua-chamada.html), ao menos no que confere a figura do protagonista Gino.

Referências a parte, Ossessione foi cassado por ser considerado muito realista e filmado em locações reais com iluminação natural, sendo tirado de circulação por tratar-se de algo escandaloso e imoral. O original foi destruído pelo governo italiano, mas um negativo duplicado garantiu sua existência, chegando aos EUA no Festival de Cinema de Nova York apenas em 1976.

O escândalo e a imoralidade está ligado ao tema do sexo e luxúria entre os protagonistas Gino e Giovanna, mas certamente a forma alarmante com que Luchino apresenta a total pobreza de uma Itália destruída pela guerra, mostrando as feiras populares, o trabalho infantil, a prostituição, vagabundos e vigaristas, fez o governo tremer pela veracidade dos fatos, levando a sua total recusa.

Gino, o andarilho com sua camisa aberta no peito, levará a mulher casada para a cama rapidamente após o primeiro encontro, trazendo referências ao sexo e luxúria que até então não se viam presentes no cinema italiano. Este relacionamento levará ao assassinato do marido de Giovanna, e Gino passará a sentir-se assombrado pelo morto.

Soma-se ainda um imenso vazio da paisagem italiana que enfatiza a desesperança dos personagens e seu destino fatal, revelando um conto sombrio, muito diferente da produção norte-americana de 46 onde ao final, Garfield já meio atormentado pergunta ao padre sobre ele e a amada unirem-se no céu, como recebendo uma redenção por seus pecados.

A produção de Luchino Visconti parece-me ligada mais ao clima do drama e angústia que levará a tragédia eminente, algo muito enfatizado nos closes atormentados dos personagens. De qualquer forma, sua obra é de um requinte fotográfico impressionante, onde podemos destacar a cena do primeiro encontro dos amantes, onde só vemos as pernas da mulher balançando enquanto Gino pergunta se pode comer algo na lanchonete que acaba de chegar. É na expressão posterior de interesse da mulher entediada pelo homem que a aborda e a visão da beleza do mesmo que automaticamente nos leva a perceber a atração imediata que se revela entre os personagens. A tomada é brilhante, envolvendo o expectador passo a passo de acordo com o desejo do diretor, assim como todo o desenrolar deste drama poderoso, firmado na tragédia humana que Luchino parece perseguir em sua carreira e descrita tão bem em muitas de suas produções.



No YouTube é possível encontrar o filme dividido em 11 partes, ou ainda baixar em boa qualidade em diversos canais da internet.

Não deixem de assistir. O trabalho de Luchino Visconti é um retrato histórico e um drama de qualidade espetacular.

Galeria - Ossessine - 1943

Algumas belas tomadas deste filme de Luchino Visconti, que merece destaque especial em nossa Galeria.
A pobreza da Itália destruída pela Segunda Guerra e o drama de uma mulher casada, apaixonada pelo andarilho sem rumo que os levará ao assassinato do marido e um futuro trágico leva à angústia e desesperança muito bem descrita nas belas cenas que seguem abaixo.