Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 20 de novembro de 2011

Bogart e Bacall - Amor e talento em dose dupla


Penso que o leitor já deve estar acostumado ao meu jeito de escrever, sempre referindo-me mais aos filmes e focando, ao falar de um ator ou diretor, sobre seu trabalho no cinema, uma vez que o objetivo do blog se refere ao cinema e gênero noir, não importando trazer curiosidades sobre a vida privada de quem vive de cinema.

Neste caso porém, refiro-me a dois grandes atores que, ao que parece, felizmente uniram o talento profissional a uma atração que transformou suas vidas, levando-os a união na vida real, gerando dois filhos.

Bogart sempre foi considerado um homem de palavras mais diretas, sem muita diplomacia, muito parecido com a imagem de seus personagens no cinema, ainda que o aspecto realista sem muita polidez parecia ser a característica que chamava a atenção e causava simpatia, conferindo-lhe apreço pelo público que o firmou como um dos grandes atores de sua época.

A bela mulher de forma delgada e estilo elegante parece ter conquistado o ator, após 3 casamentos não bem-sucedidos anteriormente. Apesar da diferença de mais de 20 anos entre os dois, Bacall e Bogart acabam por entregar-se ao romance e segundo as leituras, foi a união que mais alegrias trouxe ao ator, chegando a modificá-lo nas atitudes. O casal permaneceu até a morte de Bogart, vítima de câncer no esôfago devido ao fumo e alcoolismo.

No YouTube há um vídeo que conta um pouco a feliz união do casal:


Como parceiros de profissão, protagonizaram filmes com sucesso de atuação, deixando tais produções como marcos do cinema, relembrados e apreciados até os dias de hoje, em sua maioria trillers e noirs que abrilhantaram o estilo.

E mais uma vez a Amazon vem nos presentear com a oferta do box Bogart & Bacall Collection, com os clássicos To Have and Have Not (Triller - 1944), The Big Sleep (Noir - 1946), Dark Passage (Noir, Triller - 1947) e Key Largo (Noir, Crime - 1948), sendo o quinto VHS uma retrospectiva sobre a biografia do casal. (Preço: U$ 19).

http://www.amazon.com/Bogart-Bacall-Collection-Sleep-Passage/dp/B00003XAMZ


To Have and Have Not (1944).


The Big Sleep (1946).


Dark Passage (1947).


Key Largo (1948).


Breve biografia dos atores:


Humphrey DeForest Bogart (conhecido como Bogie ou Bogey) - 25/12/1899 (NY) - 14/01/1957(Hollywood) - Filho de médico cirurgião e mãe artista gráfica.

Inicia sua carreira nos palcos do Brooklin em 1921, seguindo para a Broadway e atuando em peças teatrais até 1934. Em 1936 estréia pela Warner Bros em A Floresta Petrificada (Petrified Forest).



O sucesso chega em 1941 com O Último Refúgio (High Sierra), com participação no roteiro de John Huston.

O grande clássico do cinema mundial vem com o inesquecível Casablanca, em 1942, que ganhou o Oscar de melhor filme com indicação para Bogart de melhor ator.


Em 1944 atua em Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not), onde conhece Lauren Bacall. Em 45 já encontram-se casados e atuam juntos em À Beira do Abismo(The Big Sleep).



Em 1949 fundou a própria produtora de nome Santana Productions, e atuou até 1956, sendo seu último trabalho A Trágica Farsa (The Harder They Fall).


Devido ao álcool e bebida, teve câncer no esôfago e veio a falacer após uma cirurgia em janeiro de 1957. encontra-se sepultado em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humphrey_Bogart



Lauren Bacall (Betty Joan Perske) - 16/09/1924 - Nova York.

Filha de judeus da Polônia e Romênia, estudou dança e atuou como modelo nos primeiros anos de carreira, mas devido ao preconceito perdeu um trabalho por ser judia.

Em 1942 estreou como atriz pela Broadway mas a fama veio justamente com Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not), ao lado de Bogart, o que levou-a ao estrelato sendo considerada uma das estréias mais impactantes do cinema.

Durante os sets de filmagem, Bacall ficava nervosa na frente da câmera, então Hawks sugeriu que ela inclinasse sua cabeça e puxasse seu cabelo para um dos lados do seu rosto. Ela pressionou seu queixo contra o peito, e então dirigiu os olhos para cima de modo a poder olhar para a câmera. Esse efeito veio a deixá-la conhecida como The Look, o que tornou-se sua marca registrada.

Bacall atuou ao lado de Bogart em The Big Sleep e Dark Passage, além do suspense de John Huston Key Largo - Paixões em Fúria (1948).

A indicação para o Oscar como melhor atriz veio com O Espelho tem Duas Faces, recebendo como prêmio o Globo de Ouro em 1996.

Conhecida por sua voz rouca e aparência sensual, tornou-se ícone da moda e modelo da mulher moderna, além de considerada uma atriz lendária por sua longevidade de atuação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lauren_Bacall

Posts dos filmes em Experimento Noir:

http://experimentenoir.blogspot.com/2011/10/key-largo-1948.html

http://experimentenoir.blogspot.com/2011/04/in-dark-passage-prisioneiros-do-passado.html