Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 30 de março de 2013

Dr Noir's - Crime Posters

Para os fâs e colecionadores de posteres de filmes noir, segue a dica deste site novaiorquino com uma seleção ampla de "Crime Posters".

Acessem e divirtam-se:



Link: http://www.drnoir.com/

Cartazes Brute Force - 1947










Witness of the prosecution - 1957

Sessão pipoca: Blink - 1994



Blink - 1994
106 min - USA
Crime | Drama | Thriller
Diretor: Michael Apted
Estrelando: Madeleine Stowe, Aidan Quinn, Jame Remar

Emma é uma mulher que esteve cega por 20 anos, vítima de violência da própria mãe e mulher feita, vive por sua conta com um cão que a ajuda a caminhar e trabalha como violinista numa banda em casas noturnas.
Em uma intervenção cirúrgica, recupera parcialmente a visão - uma espécie de visão deformada e sob certa névoa -, tendo ainda surtos de memória quanto ao que vê, como se viesse à tona flashbacks do que vira antes.
Acontece que Emma, após uma noite chuvosa e cheia de álcool que ingeriu para suportar a noite e as dificuldades ainda vividas pelas dificuldades da visão, acorda ouvindo um barulho que a leva à porta do prédio onde mora, onde vê um vulto e supõe ser o vizinho ao lado, que diz a ele pra não se preocupar e voltar para seu apartamento.

Emma acorda mais tarde tem novos flashbacks que a aterrorizam e supõe que algo de errado ocorreu com o vizinho, levando-a à polícia para convencer o detetive John Hallstrom e seu parceiro Tom Ridgely a checarem o possível acontecimento, apesar de duvidarem de seu depoimento. Mas quando os policiais finalmente chegam ao local, encontram o homem morto, com o mesmo modus operandi de uma série de assassinatos que Hallstrom e Ridgely já estão investigando há algum tempo.
Durante as investigações, ainda há dúvidas sobre o que Emma pode ter visto devido às falhas de visão e memória, e esta ainda revive todo o tempo a imagem da mãe batendo seu rosto contra o espelho quando criança, por brincar com suas maquiagens, fato que a levou à cegueira.

Emma passará então a correr perigo, pois é a única que pode identificar o assassino, e começa a perseguição, período que John Hallstrom ficará encarregado de sua proteção, surgindo uma relação amorosa entre ambos.
Alguns detalhes do filme que podemos relacionar com o noir começa da fotografia contrastante numa luz mais sombria, mesmo nas cenas diurnas. O filme cria um clima constante de tensão e delírio, em especial na personagem de Emma, quer nos flashbacks que criam suas incertezas, as visões distorcidas da visão parcial e ainda a pressão quanto o assassinato. São detalhes que criam insegurança na personagem que tenta convencer aos outros e a si mesma a respeito dos fatos, como se tivesse medo se estar a beira da loucura.

Cartazes Blink - 1994

Cartazes do filme neo-noir de 1994, estrelado por Madeleine Stowe e Aidan Quinn, com indicação do diretor Michael Apted para o Prêmio Crystal Globe no Karlovy Vary International Film Festival, além de melhor roteiro para Dana Stevens no prêmio Edgar Allan Poe. 

Como é e costume em materiais de divulgação mais recentes, veremos umas poucas variações de padrão nos cartazes, salvo as de origem oriental.










domingo, 24 de março de 2013

Mostra no MuBE expõe fim trágico de atrizes de Hollywood



Quem não se lembra de Sunset Boulevard (Crepúsculo dos Deuses) - 1950, dirigido por Billy Wilder - onde Norma Desmond, protagonizada pela incrível Gloria Swanson, vive uma atriz em decadência, levando-a à loucura, numa cena triunfal ao final deste clássico noir.

A partir de uma pesquisa das artistas Debora Hirsch e Iaia Filiberti, iniciada por figurinhas de atrizes que atuaram entre os anos 20 a 50, descobriram os fins trágicos destas que um dia brilharam nos estúdios de Hollywood.

No próximo mês de abril, o MuBE terá, de 4 a 28, a mostra " Framed - Ida e Volta", com vídeos, fotos e intervenções artísticas contando a história de atrizes que após serem esquecidas no mundo do estrelato, acabaram envolvidas em álcool e drogas, doenças mentais, depressão ou mesmo levando-as ao suicídio.



Framed – Ida e Volta
de 04 a 28/04/2013
TerçasQuartasQuintasSextas
Sábados e Domingos das 10:00 às 19:00
Avenida Europa, 218
Jardim Europa - Oeste
(11) 2594-2601