Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gangster Squad - Estréia 1 de Fevereiro no Brasil

Gangster Squad - 2013
Ação | Crime | Drama
1134 min - USA
Diretor: Ruben Fleisher
Estrelando: Sean Penn, Ryan Gosling, Emma Stone

http://www.imdb.com/title/tt1321870/

No site da UOL Cinema encontrei os comentários sobre o filme "Caça aos Gângsters", que estréia no próximo 1º de Fevereiro no Brasil.


Falando sobre o filme:
"Caça aos Gângsteres" é baseado numa série de textos escrita pelo jornalista Paul Lieberman para o jornal "LA Times". O enredo detalha como eram a corrupção e o caos em Los Angeles, nos anos de 1940 e como foi o trabalho da polícia local que criou um 'esquadrão contra gângster' para combater o crime organizado. A intenção é deter o chefe da máfia Mickey Cohen, interpretado por Sean Penn."

Cheio de elogios para cenários e figurinos, você poderá encontrar comentários sobre a produção e ainda os atores falando de seus personagens. E ainda, um breve toque de Carmen Miranda em uma cena que passa por cartazes com a inscrição: “Carmen Miranda vai tocar aqui”, de 2 a 9 de dezembro de 1949”.

Após assistir ao filme quando da estréia, posto meu parecer em um próximo post.

Para maiores detalhes, acesse:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2013/01/30/caca-aos-gangsteres-tem-figurino-impecavel-e-referencia-a-carmem-miranda.jhtm 





domingo, 27 de janeiro de 2013

Shield for Murder - 1954

Shield for Murder - 1954
82 min - EUA
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: Howard W. Koch, Edmond O'Brien
Estrelando: Edmond O'Brien, John Agar, Marla English

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0047479/
Como publicado anteriormente, o filme baseou-se no livro de Willian P. McGivern além de ter Edmond O'Brien não só como ator mas estreando como diretor, ao lado de Howard W. Koch.

A discussão que já presenciamos em outros noirs da época, sobre o policial que, cansado de seguir as leis a risca e vislumbrando um futuro mais vantajoso, aproveita de sua posição como homem da lei e infringe as regras, criando um cenário para levar vantagem, onde a testemunha não poderá depor, pois está morto...sim, a principal testemunha foi silenciada, mas em uma noite escura e nas ruas vazias, quem poderá afirmar quem mais poderá presenciar tal acontecimento?
E então a trama noir contrói-se a partir daí. O tenente Barney Nolan aparece logo no início do filme determinado, na escuridão e em um beco escuro, a forjar uma situação em que foi obrigado a atirar em um homem que tentara fugir, porém este foi levado por ele para ser roubado em US$25.000, silenciado por uma bala logo em seguida.
Seus amigos policiais acreditam de imediato em sua versão, mas este será perseguido pelo repórter Cabot e ainda pelo chefe do morto, que envia homens a investigar e convencer Barney a colaborar e devolver o dinheiro.

E o pesadelo não para por aí. Outros assassinatos ocorrem ao longo da tentativa de fuga e proteção do dinheiro, a fim inclusive de tirar sua amada do trabalho em uma boate e começar vida nova em algum lugar longe dali, até o momento em que percebe ser um homem procurado e intentar fugir.
Bem, como todo noir que se preza, a tormenta findará em um desfecho fatal...

O que se vê neste filme é a corrosão do espírito e dos valores, que levam um homem a pensar em seu bem-estar, a ser conquistado a qualquer preço. O personagem desliza entre ternura e compaixão - seja como porto seguro com a namorada Patty ou mesmo servindo de modelo para o policial Mark -  e ao mesmo tempo é capaz da violência brutal para chegar a seu objetivo, já amargurado e sem esperanças pelos longos anos como homem da lei em meio ao que ele chama de "viver na sujeira", o que o levará a odiar a todos a sua volta.

Não diria que é um incrível filme nem tão pouco original. Trata-se de um trabalho médio, nos moldes do gênero que vale o conhecimento dos interessados no estilo. 

Abaixo, o filme na íntegra. 

Shield for Murder - Primeira Edição de 1951

Passeando pelos sites e blogs para reunir diversas informações sobre o filme, eis que encontro um site especializado em "Primeiras edições da moderna literatura e livros de arte", com um exemplar de 1951 em bom estado, escrito por Willian P. McGivern, no valor de $125.

O site descreve não só as condições em que se encontra o exemplar como cita que o mesmo deu origem ao filme noir estrelado por Edmund O'Brien e John Agar.

Se você é um apreciador de colecionar edições como esta, acesse:

http://www.royalbooks.com/pages/books/108178/william-p-mcgivern/shield-for-murder-first-edition






Cartazes SHIELD FOR MURDER (1954)