Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Aniversário de Fritz Lang



Viena - Áustria, 05 de Dezembro de 1890 / Los Angeles, 02 de Agosto de 1976

Hoje é dia de lembrarmos do grande cineasta, realizador, argumentista e produtor Fritz Lang, ou Friedrich Anton Christian Lang.

Considerado um dos maiores nomes da escola expressionista alemã, iniciou seus primeiros escritos - em especial terror e suspense - em plena Primeira Guerra Mundial, ao ser gravemente ferido, perdendo um olho, onde aproveitou sua estada em recuperação no hospital para desenvolver textos que mais tarde o levariam ao convite de fazer filmes.

Com o fim da guerra, mudou-se para Berlim para trabalhar com o produtor Erich Pommer. Em 1919, foi lançado o filme "O Gabinete do Dr. Caligari", de Robert Wiene, cujo roteiro foi parcialmente escrito por Lang.Nos anos de 1919 e 1920, Lang lançou uma série de filmes que o tornaram conhecido, e esta é a época em que dá início ao expressionismo alemão, com uma estética que dá vazão às reações subjetivas, criadas por objetos e cenários de grande intensidade visual, explorando as distorções e o uso do preto-e-branco.
Entre os títulos mais conhecidos da fase expressionista, encontramos:

  • Der Müde Tod (1921) - variação onírica sobre a morte e o amor, em que o exotismo se alia com a meditação sobre o sentido da vida e da morte;


  • Dr. Mabuse, der Spieler (1922) - o primeiro noir, uma obra construída sob a influência das descobertas da psicanálise e dos estudos da esquizofrenia;


  • Die Nibelungen (1924) - um filme sobre o fantástico mitológico, com estruturas admiravelmente equilibradas;


  • Metropolis (1927) - obra sobre a relação entre as máquinas e os trabalhadores nas grandes cidades, com ênfase pro sentimento de humanidade perdido no processo. Um de seus maiores trabalhos; (Este filme aliás, que se passa em 2026, estreou como o primeiro filme de ficção científica da história do cinema.).



  • Spione (1928) - a luta contra uma organização misteriosa e implacável;

  • M (1931) - uma das obras mais lendárias e um dos expoentes máximos da sua carreira.


  • Convidado por Hitler para fazer filmes para o Partido Nazista, fruto da admiração que lhe provocou Metrópolis, Lang nega-se e foge para Paris produzindo filmes antinazistas; em 1934, emigra para os Estados Unidos, mas inicialmente a crítica entende que este encontra-se subjugado ao sistema do cinema norte americano, produzindo filmes por demais comerciais, reconhecendo a qualidade de seu trabalho somente nos anos 50. Nesta fase é que outros títulos passam a receber importância no cenário cinematográfico:
    • Fury (1936) - onde transpunha o ambiente de M para os Estados Unidos;
    • You Only Live Once (1937) - que confere ao filme negro a dimensão das grandes tragédias e onde toma o partido dos culpados, vítimas dos erros da sociedade;
    • Man Hunt (1941), Hangmen Also Die (1943) e Ministry of Fear (1944) - constituem libelos anti-nazistas, onde o prazer de aniquilar se sobrepõe à instância sócio-política;
    • Scarlet Street e The Woman in the Window (ambos de 1945) - são, para o próprio Lang, os seus melhores filmes americanos.
    • Rancho Notorious (1952) e Moonfleet (1955) - retomam o exotismo aventuroso nos limites da paixão do poder.
    • The Big Heat (1953), While the City Sleeps e Beyond a Reasonable Doubt (ambos de 1956) - são as suas máximas reflexões sobre o destino.
    Lang ainda volta para a Alemanha, faz alguns filmes e chega inclusive a atuar, e preside em 1964 o Festival de Cannes.

    Particularmente, me delicio com o trabalho deste diretor. A profundidade dos temas, as cenas bem estruturadas e carregadas de significado, a direção meticulosa na fotografia, quer enfatizando as expressões ou mesmo depositando o clima carregado pelos enfoques expressionistas presentes em seus filmes, demonstra o cuidado em expressar o lado sombrio da humanidade de forma brilhante. É por isso que parabenizamos neste dia este brilhante e respeitável diretor.

    Abaixo, um vídeo com entrevista de 1975 com este grande diretor e um dos maiores criadores da história do cinema.