Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jeopardy - 1953

Vida contra Vida - Jeopardy
69 min - USA
Film-Noir | Thriller
John Sturges
Barbara Stanwyck, Barry Sullivan and Ralph Meeker

http://www.imdb.com/title/tt0045932/


A família Stilwins (Doug, Helen e o filho Bobby) sai em férias para uma praia isolada no México. O pequeno Bobby vai brincar numa parte do pier em más condições e tem dificuldade em retornar; o pai Doug Stilwin tenta ajudá-lo e fica com a perna presa após a queda de madeiras empilhadas, sem poder soltar-se, ficando entre estar preso e diante da maré que está prestes a subir.

Sua esposa Helen sai a procura de ajuda, ainda que desconheça a língua nativa, tendo assim maior dificuldade para expressar-se e conseguir que a entendam ou a ajudem.

Helen não conta porém com a aparição de um americano que a princípio vê como a saída para conseguir ajuda, mas trata-se de um criminoso - Meeker, um assassino maníaco egocêntrico que escapou da prisão - que a sequestra junto com o filho, dificultando seu intento. Ela tenta então convencê-lo de que o ajudará e até que está inclinada a ceder a algo mais íntimo - há uma cena que supostamente resultará em um momento sensual - mas tudo o que pretende é encontrar um meio de escapar em tempo de salvar o marido do afogamento.



Este thriller baseia-se no romance 'A Question of Time' de Maurice Zimm e apresenta algumas diferenças em relação aos padrões que costumamos encontrar no gênero, como os acontecimentos darem-se em plena luz do sol em plena praia deserta, exceto por uma cena noturna em Tijuana ; Barbara Stanwyck apresenta-se como a mulher recatada - já com seus 46 anos mas com ares de femme fatale quando da cena mencionada acima.

Com certeza, os pontos altos do filme são as cenas tensas e assustadoras em Baja e ainda, a bela atuação da dupla Stanwyck e Meeker.


Cartazes Jeopardy (Vida contra Vida) - 1953





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

I Was a Communist for the FBI - 1951

I Was a Communist for the FBI
83 min - 1951
Drama | Film-Noir
Gordon Douglas
Protagonistas: Frank Lovejoy, Dorothy Hart and Philip Carey


Uma série de histórias escritas por Matt Cvetic no Saturday Evening Post que mais tarde tornaram-se best-sellers e torna-se um programa de rádio, retrata um espião americano no início dos anos 50, infiltrado no Partido Comunista para relatar os acontecimentos ao Bureau Federal de Investigações.


Ao que parece, tem a ver com o momento norte-americano de caça aos comunistas, a grande ameaça que fez McCarthy promover uma verdadeira varredura entre profissionais de cinema ou qualquer civil que tivesse ligação com o sindicato ou supostas práticas comunistas, tanto que o filme é ultra-patriótico, retratando os comunistas como racistas, vingativos e promotores do poder absoluto da União Soviética.

O filme é uma adaptação do programa de rádio, que chega em 51 ao cinema e em seguida é premiado com o Oscar de melhor documentário.





terça-feira, 9 de agosto de 2011

Film Noir - Explained - no Videojug.com

Com um certo exagero e um bom toque de amadorismo, este vídeo busca reunir algumas características dos clássicos noir.

Apreciem com moderação.

http://www.videojug.com/film/film-noir-explained

domingo, 7 de agosto de 2011

Noir: A Novel - Robert Coover

Noir: A Novel
224 páginas
Overlook Hardcover
1a Edição - Em inglês
Robert Coover


Disponível na Amazon, por $ 16,47, informa que trata-se de uma metaficção com mistério hard-boiled, em homenagem a Raymond Chandler. O roteiro gira em torno de uma viúva sexy e misteriosa que contrata o detetive particular Philip M. Noir para investigar a morte do marido.

O site Spectator Book Club vai além, indicando o livro como uma graphic novel no sentido da linguagem, levando o leitor a vislumbrar imagens de um neo-noir trabalhado nos quadrinhos, como na cidade Sin City, retratada por Frank Miller.

Em uma essência alucinatória e o contraste desde os nomes dos protagonistas (Noir e Blanche),
Coover parece brincar com a apropriação do gênero e suas características principais, compondo uma impecável trama das clássicas histórias de detetives.

Considerado um dos pós-modernistas pioneiros dos Estados Unidos, Coover retrata uma realidade irônica, absurda e desoladora.


E então, interessou? É só clicar no link abaixo da Amazon e aguardar a entrega. ;D

fontes:

http://www.amazon.com/Noir-Novel-Robert-Coover/dp/1590202945

http://www.spectator.co.uk/books/6098723/in-and-out-of-every-dive.thtml