Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cartazes - The Man who wasn't there

E para os apreciadores da arte dos cartazes, algumas pérolas do filme O Home que não estava lá.



O Homem que não estava lá


O Homem que não estava lá
The Man Who wasn’t there, 2001
116min - EUA
Joel e Ethan Coen
Gênero – Crime, Drama

http://www.imdb.com/title/tt0243133/

Um brilhante filme dos irmãos Cohen revisitando o cinema noir.

No noir são descritos arquétipos correntes no estilo, como O que procura a verdade, que pode não ser um homen da lei, O Perseguido, ligado ao existencialismo e fatalismo e a Femme Fatale.

Neste caso, os 2 primeiros arquétipos definem o protagonista do filme, um barbeiro omisso na Califórnia de 1949 que não situa-se nem envolve-se em costumes cotidianos, vivendo alheio a todo acontecimento, mesmo que esteja ligado diretamente a sua pessoa, como no caso de adultério de sua esposa.

Os sentimentos parecem não manifestar-se, os dias passam como se Ed Crane (Billy Bob Thornton) não fizesse parte do contexto e seus olhos observam a tudo sem nada participar, detalhes que reforçam o titulo e a ironia do filme. Crane mantém-se impassível diante de sua condição a parte do mundo, sempre com um cigarro aceso e intervenções mínimas quando solicitado.

Ocorre porém que o mesmo está literalmente envolvido até os cabelos no desenrolar da trama ao vislumbrar uma suposta chance de ter seu próprio negócio a partir de uma chantagem, mas por seu comportamento frio parece que sairá ileso de todas as ações até uma série de acontecimentos fatais que definem o desfecho deste filme com roteiro e qualidade fotográfica brilhantes.


Até mesmo na sutil aparição da desejada Scarlett Johansson como uma jovem pianista nem tão inocente quanto parece nos dá uma leve pitada da femme fatale.

É um filme considerado por muitos como uma comédia, pelo tom irônico à monotonia cotidiana, as intervenções inesperadas sobre extraterrestres e o desenrolar imprevisível dos acontecimentos.

O mundo cínico e fatalista retorna às telas nas mãos hábeis de Joel e Ethan Cohen, hipnotizando o espectador mesmo em seu ritmo lento. Apreciem mais esta incrível produção.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Programa Zoom - Cinema Noir

"A essência do cinema noir é a aparência e o que existe atrás dela".
Luiz Carlos Merten - crítico de cinema.