Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 31 de julho de 2011

Vincent (Винсент) - Tim.Burton.Short.Animation.1982


Muito boa a animação de Tim Burton, com produção de Rick Heinrichs e narração do grande e inigualável Vincent Price.

Com ares expressionistas, cheio de deformações dos cenários e sombras formando figuras diversas de acordo com os pensamentos de Vincent - um menino de 7 anos, dócil mas sempre atormentado por seus gostos pouco convencionais para sua idade: as leituras de Edgar Alan Poe que em sua mente torna-se sua própria realidade, as fantasias de tornar-se uma espécie de médico-monstro maluco, fazendo experiências bizarras e o ideal de ser Vincent Price - revela um curta divertido e muito bem produzido, com todo o clima teatral e fatalista do gênero expressionista alemão que tanto influenciou o noir.

Vincent Price nos contempla com sua inigualável narração, em frases rimadas que intensificam o clima de suspense até levar-nos ao desfecho dramático que envolve a mente do menino.

Algumas cenas me fizeram lembrar da bela animação Samurai Jack, em especial as deformações e longas sombras monstruosas nas paredes.



Encontrei uma versão com sobreposição de narrações, algo como francês, alemão e espanhol juntos, atrapalhando um pouco o entendimento, ainda que o desenho fale por si. Procurei um pouco mais e encontrei uma versão legendada em português, para facilitar ao visitante, ainda que colocaram em amarelo sobre o preto e branco, e às vezes o fundo claro dificulte um pouco a leitura, mas tenham paciência e não percam esse interessante curta de Tim Burton.

Um comentário:

  1. Assim como ler o poema de Edgar Allan Poe em que é baseado, é uma delícia assistir este curta de Tim Burton, não canso mesmo de ver e rever a história do pequeno Vincent, alter-ego do pequeno Burton, cheio de traumas de infância e desde cedo, demonstrando ser esse gênio que o cinema tem hoje, cheio de originalidade e estilo próprios.

    ResponderExcluir