Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alvo Noturno, romance noir de Ricardo Piglia

Títulço original: BLANCO NOCTURNO
256 páginas
Companhia das Letras
R$45,00


Píglia volta ao romance noir (texto de Ubiratan Brasil)


Ricardo Píglia - Nasceu em Adrogué, província de Buenos Aires, em 1940. Crítico literário e ficcionista, é professor da Universidade de Buenos Aires e leciona habitualmente na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Escreveu o roteiro original de Coração iluminado, em colaboração com o diretor do filme, Hector Babenco.
(Companhia das Letras)


O site Tribuna do Norte publicou ontem uma matéria sobre o lançamento pela Companhia das Letras do romance noir Alvo Noturno, do argentino Ricardo Píglia, que poucos meses após o lançamento recebeu o importante prêmio literário venezuelano Rómulo Gallegos.

Confiram informações sobre o livro e a entrevista com o autor nos links abaixo:

Tribuna do Norte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/piglia-volta-ao-romance-noir/194043

Companhia das Letras: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12993

Sweet Smell of Success - 1957

Sweet Smell of Success (A Embriaguez do Sucesso)
1957 - 96 min - USA
Diretor: Alexander Mackendrick
Estrelas: Burt Lancaster, Tony Curtis and Susan Harrison

http://www.imdb.com/title/tt0051036/


Nova York dos anos 50, na noite escura porém muito iluminada pela enorme quantidade de luminosos na cidade que parece nunca adormecer. O ritmo acelerado de carros, pessoas, e o trabalho incessante de funcionários para oferecer bem cedo à cidade, os tablóides com as últimas notícias. É assim que inicia Sweet Smell of Success, ao som de jazz muito bem produzido por Elmer Bernstein.

A história é baseada em uma reportagem de Ernest Lehman, publicada em 1950, e este queria os direitos de filmagem, porém lhe foi rejeitado ficando nas mãos do diretor Alexander Mackendrick, assim como após rejeições e citações de quem seriam os protagonistas, Tony Curtis e Burt Lancaster seriam os selecionados não só pelas atuações como atrativos de bilheteria.

Sweet Smell of Success é o retrato do poder para quem detém os meios de comunicação, e Hunsecker (Burt Lancaster) é o todo poderoso que promove ou destrói em suas colunas de O Globe qualquer um, de acordo com a sua vontade.


A cena no restaurante que Hunsecker habitualmente frequenta e onde recebe políticos e celebridades que colocam-se a seus pés a fim de obter uma audiência e mesmo preferência de divulgação, bajulando-o ao extremo, é uma clara mostra do poder absoluto, e o personagem dirige-se aos mesmos de forma fria, falando-lhes em frases cortantes com total desprezo a seus pedidos, demosntrando que a seu comando é que qualquer solicitação será atendida.


E o poder, como de costume, sobe à cabeça ao ponto de os poderosos usarem de todas as artimanhas para que os acontecimentos sigam conforme sua vontade, e Hunsecker não mede esforços subornando policiais corruptos e outros personagens que possam fazer o "trabalho sujo" para atender às suas expectativas.

Sidney Falco (Tony Curtis) é um desses personagens, um acessor de imprensa manipulador e sem escrúpulos para realizar seu trabalho, mas no momento, vive o transtorno de não atender às expectativas de Hunsecker, ficando em péssimas condições frente a seus clientes que esperam ver seus nomes publicados na renomada coluna, agora excluídas por não conseguir ser bem sucedido no acordo de desfazer o namoro da irmã de Hunsecker, Susan, com um guitarrista de jazz Steve Dallas.


A partir deste cenário, corrupção, difamação envolvendo drogas e comunismo, manipulação de pessoas que possam auxiliar na conquista do intento surgem no desenrolar dos acontecimentos, minando a vida dos personagens, demonstrando a face suja e sombria que os poderosos da imprensa podem promover, atuando como vampiros na noite escura de Nova York.


Sem dúvida, é uma história cruel, fria, fazendo deste um noir espetacular, com a escuridão que oprime e revela os atos sórdidos dos personagens.

Tony Curtis e Burt Lancaster estão incríveis nos papéis, e a relação entre o poderoso colunista de fofocas e o assessor de imprensa inescrupuloso ocorre sem piedade, e revela uma dinâmica onde um não pode viver sem o outro.

Os diálogos rápidos e cortantes intensificam a tensão. A iluminação é fantástica, mostrando a agitação de Nova York em geral nos clubes de jazz da década de 1950; a amoralidade e a corrupção da metrópole segue pelas ruas escuras, bares e nos meios da alta sociedade.

Curiosidades: a estréia do filme não foi muito bem aceita, mas em 1993, foi selecionado para ser preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por ser considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo";

O filme, fotografado por James Wong Howe em preto e branco, foi feito a poucos quarteirões do centro de Manhattan e ainda utilizou 21 casas noturnas para rodar diversas cenas.

Joan Blondell - atriz de Nightmare Alley (1947)


Aniversário: 30 de agosto de 1906.

Hoje é o aniversário da atriz norte-americana Joan Blondell, a então garotinha de 3 anos de idade que subiu ao palco e parece não tê-lo mais abandonado, devido a família já envolvida no ramo, além do talento e cuidado em seguir as regras da indústria cinematográfica, fatores que sempre lhe permitiram bons papéis e oportunidades.

Protagonista em musicais da Broadway na dácada de 30, em 39 decide tornar-se uma atriz independente, buscando um novo perfil para a sua carreira, incluindo um noir em 1947 - Nightmare Alley (1947) - e sua bela atuação torna-se inesquecível para os fãs do gênero.






terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Scattered City" a film noir

"Scattered City" a film noir
A Short Film project in Charleston, SC by William M. Aughtry



Uma forma bacana de criar um projeto e pedir doações para que este se realize.
"Scattered City" é um filme noir que William M. Aughtry pretende realizar e preparou
uma prévia na internet para falar a respeito e ainda preparou um campo no blog com
diversas possibilidades de doações para os interessados em participar monetariamente
do projeto.

Como descrevem no blog (http://www.kickstarter.com/projects/scatteredcity/scattered-city-a-film-noir), "Scattered City" é um curta onde um detetive tenta localizar uma pessoa desaparecida após o furacão Katrina.

O projeto parece bem experimental e tem como meta ser filmado em outubro na Carolina do Sul e editado até o final do ano por uma equipe formada por profissionais de Los Angeles, alunos de uma universidade da Carolina do Sul e ainda cineastas independentes. Isso se conseguirem alcançar o capital necessário para tal (não encontrei um local em que mencionem exatamente de que quantia estão falando).

De qualquer forma, aos interessados e endinheirados que possam dar uma força para a equipe, vai a dica. Divulguem para que mais adeptos do projeto possam abraçar a causa. Até porque, eles tem um medidor de tempo e donativos, e faltam apenas 28 dias para realizarem o intento.

Acessem o blog para saber mais detalhes.

http://www.kickstarter.com/projects/scatteredcity/scattered-city-a-film-noir


Sweet Smell of Success - vídeos com trechos marcantes do clássico de 57.

Enquanto não consigo parar para escrever sobre esse grande filme, seguem alguns vídeos do YouTube onde, aliás, é possível assistir a todo o filme, que apresenta-se dividido em 10 partes, com legenda em espanhol.