Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ossessione - 1943

Saindo um pouco do círculo norte-americano de filmes de crimes, encontrei esses belos cartazes de um filme italiano de 43. Estou buscando uma boa cópia para assistir ao filme,
mas pelo que já li e as cenas que pesquisei, pareceu-me interessante checar. Por hora, deixo aqui os cartazes em nossa galeria.







domingo, 9 de setembro de 2012

Witness for the Prosecution - 1957

Witness for the Prosecution (Testemunha de Acusação) - 1957
116 min - USA
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: Billy Wilder
Estrelando: Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton

http://www.imdb.com/title/tt0051201/

Um famoso conto de Agatha Christie, um elenco primoroso dirigido pelo incrível diretor Billy Wilder, e o espectador boquiaberto diante de um filme que ocorre na Grã-Bretanha de 1953, quase em sua totalidade com um acusado de assassinato diante de um júri, prestes a ser nomeado culpado diante de irrefutáveis evidências.
O advogado de defesa é Sir Wilfrid Robarts, um homem que acaba de voltar do hospital devido a um ataque cardíaco, o que faz com que os médicos o proíbam de assuntos criminais que possam alterar sua saúde já abalada, porém sua paixão por "causas impossíveis" o impele a agir em favor do acusado Leonard Vole, que vai a seu escritório e conta sua história de ser inocente em relação ao assassinato de uma senhora rica a quem conhecera de forma casual, mantendo certa amizade posterior, e agora vê-se em dificuldades em provar sua inocência, uma vez que foi declarado o herdeiro da herança da mesma.

Após sua prisão que o levará a júri, Wilfrid recebe a visita de Christine, a esposa alemã que Leonard conheceu durante a guerra e trouxe para a Grã-Bretanha, livrando-a das más condições como cantora e atriz em lugares em condições precárias, salvando-a da guerra e oferecendo um lar e seu nome.

Em sua visita porém, Christine parece uma mulher fria e nada apaixonada como o marido dissera a eles, o que faz o advogado concluir que não seria um álibi convincente no julgamento, descartando sua presença, o que não ocorrerá, pois ela será requisitada pelo advogado de acusação, e ao contrário do esperado, Christine testemunha contra o marido, levando-o à condenação certa, não fosse novas provas que demonstram suas mentiras, absolvendo Leonard.
Sir Wilfrid porém não está satisfeito com a solução tão "perfeita" do caso, até que recebe uma confissão detalhada de Christine, que armou toda a cena como boa atriz que é, para salvar seu amado Leonard da acusação. 
Mas como todo filme noir que se preza, não existe exatamente um final feliz, e a própria Christine sofrerá um duro golpe, levando os acontecimentos a um final fatal que levará Sir Wilfrid de volta aos tribunais, desta vez em favor de sua nova cliente.

Trata-se de um grande filme, com peculiaridades importantes, mesmo para quem supõe que um filme de júri possa ser exaustivo. 

Billy Wilder trata muito bem os detalhes, como a conversa entre Christine e os advogados quando de sua visita a seu escritório, a fim de sondar as chances do amante acusado e entender qual o seu papel para salvá-lo da culpa, discutindo inclusive um certo preconceito entre os ingleses na aceitação de uma estrangeira e sua credibilidade diante do júri.

Sir Wilfrid (Charles Laughton) é perspicaz em todas as suas intervenções contra as acusações, não escapando-lhe nenhum detalhe a fim de convencer o júri da inocência de seu cliente e durante boa parte do filme, enquanto quer livrar-se dos cuidados dos médicos e a enfermeira insistente, chega a ser hilário em sua atuação.

Leonard (Tyrone Power) está ótimo em sua atuação como um homem completamente inocente das consequências que possam vir de sua amizade com a senhora rica ou mesmo parece entrar em desespero diante da amada esposa testemunhando contra si.

Dietrich é a mulher apaixonada disposta a todas as artimanhas para salvar seu amado, e está mais uma vez esplêndida no papel.

Esse é sem dúvida um grande clássico que vocês tem minha total recomendação.