Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 26 de maio de 2013

The Narrow Margin - 1952

The Narrow Margin (Rumo ao Inferno) - 1952
71 min - USA
Filme Noir | Thriller
Diretor: Richard Fleischer
Estrelando: Charles McGraw, Marie Windsor, Jacqueline White

http://www.imdb.com/title/tt0044954/



Uma viúva de um mafioso resolve testemunhar contra a máfia e precisará de proteção de seus assassinos no trajeto da viagem de trem de Chicago a Los Angeles, tarefa atribuída a Walter Brown e seu parceiro. 

Três bandidos tentam eliminá-la, porém desconhecendo de fato o alvo, o que fará com que cometam o assassinato de outros passageiros como uma mulher que tratava-se de uma agente disfarçada. A partir de então, a caçada ente policiais e assassinos começam seu jogo mortal.

Ainda baixando via Torrent para assistir ao filme. Pelo que li em algumas pesquisas e é reforçado na Wikipedia "...o filme é considerado, sucessivamente, como um dos melhores da história da RKO, um dos melhores filmes B já feitos, e ainda, por alguns, como o melhor filme de baixo orçamento de todos os tempos."

De cara achei que o filme tem uma bela fotografia. Abaixo o trailer até que eu possa oferecer meu parecer a respeito.














...e após assistir, lá vão minhas observações. O filme possui vários detalhes do noir, em especial o detetive, ou nesse caso, o policial guarda-costas linha dura, incorruptível e que mostra em palavras e atitudes desprezar a mulher a quem foi designado proteger e levar sã e salva ao tribunal para depor, por tratar-se da mulher de um mafioso. Esta é uma bela e esperta, aparentemente a femme fatale que não aceita a atitude de Brown, devolvendo-lhe as ofensas na mesma moeda.

Enquanto tenta manter a suposta viúva a salvo, passando pelos mais diversos perigos entre homens que seguem viagem no trem a fim de matar a testemunha, Brown irá conhecer uma bela loira com seu filho, e logo percebe-se que um envolvimento está por acontecer entre eles.

Sem dúvida, a fotografia com seus ângulos, contrastes e fumaça criam um instigante cenário - mesmo quase todo o tempo no interior do trem -, a dinâmica das cenas e diálogos
mostra uma trama interessante, desta vez finalizando sem tragédias que marcam o gênero.

Cartazes The Narrow Margin - 1952