Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 30 de julho de 2011

Batman Delivrance - by Atomic Production - on Vimeo

http://vimeo.com/24106650


Eu costumo acompanhar o Vimeo, um blog de curtas e animações, e me deparei com uma espécie de luta final entre Batman e Wolverine.

Vemos um Batman decadente, tomado pelo alcoolismo após declarar sua aposentadoria como defensor da lei, porém, este é chamado devido ao aumento da violência e desespero da população de Gotham City e este retorna implacável contra o crime.

Este Batman amargo, decidido ao combate, parece viver em uma reflexão filosófica interior quanto a sua condição.

O que não convence muito é o ator que surge da noite escura em meio as trevas como um Wolverine que desafia Batman para um combate fatal.

O curta apresenta uma fotografia em alto contraste, remetendo ao noir e os quadrinhos, com clima de tensão e suspense de um Batman sinistro, bem à imagem das produções atuais.

O curta apresenta-se em francês e legendas em inglês. Tem algo de Sin City no clima desse curta. Assistam e contem suas impressões.

BATMAN DELIVRANCE from Atomic Production on Vimeo.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Columbia Pictures - Classics Noir I e II

Circulando pela Amazon descobri 2 boxes da Columbia Pictures de Classicos Noir.



No Classics I você encontra os filmes The Big Heat, 5 Against the House, The Lineup, Murder by Contract e The Sniper.

No Classics II temos Human Desire, The Brothers Rico, Nightfall, City of Fear e Pushover.

No blog do Rubens Edwald Filho (http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2010/10/18/mais-filmes-noir/) ele comenta que recebeu o volume 2 e fala a respeito de cada filme e suas impressões.

Deixo parte do comentário que refere-se ao bos (demais detalhes, acesse o blog):

"É chamado Columbia Pictures Film Noir Classics II e traz todos os filmes restaurados pelo The Film Foundation (que bom saber que tem gente envolvida na recuperação dos filmes, já que muitos dos negativos originais se perderam). E com introduções especiais gravadas com Martin Scorsese (que fala do filme The Brothers Rico, chegando a criticar seu visual pobre e desleixado, segundo ele influenciado pela televisão da época), a atriz inglesa Emily Mortimer (que se enrola toda para elogiar Desejo Humano, de Fritz Lang) e ainda Christopher Nolan, comentando City of Fear (na verdade, ele fala genericamente da paranoia de todo o gênero, que, segundo ele, hoje em dia, a nossa paranoia só pode ter aumentado e hoje é um dos temas mais recorrentes de seus filmes)."


Os preços na Amazon saem por S34,99 o Classics I e $46,05 o Classics II.

http://www.amazon.com/Columbia-Pictures-Classics-Against-Contract/dp/B0024FAG80

terça-feira, 26 de julho de 2011

Livro de bolso - Dália Negra


Provavelmente, pegando o gancho da visita de James Ellroy, e pra quem quer conhecer a obra em uma edição de bolso mais acessível no quesito preço, vai a dica de oferta que a Livraria Cultura enviou-me, ao preço de R$19,90.

Interessados, acessem o link e boas compras.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22635929

domingo, 24 de julho de 2011

The Black Dahlia - Brian de Palma

The Black Dahlia
Dália Negra
121 min - 2006
Crime | Drama | Mystery
Germany | USA | France
Brian De Palma


http://www.imdb.com/title/tt0387877/

Como comentado no post anterior, o caso de Elizabeth Short, uma aspirante a atriz encontrada mutilada em 1947 e cuja história gerou curiosidade ao escritor James Elroy, levando-o a escrever uma de suas grandes obras, foi adaptada para o cinema pelo diretor Brian de Palma em 2006.


Trata-se do triller sobre dois policiais que vêem as suas vidas pessoal e profissional desmoronar na investigação do assassinato conhecido por "Dália Negra".


Em 1946, os ex-pugilistas Dwight "Bucky" Bleichert e Lee Blanchard são policiais em Los Angeles, e conseguem ser promovidos a detetives de homicídio, trabalhando juntos. Bucky se torna um grande amigo de Lee e sua namorada Kay Lake, formando um triângulo de amor. Quando o corpo da aspirante a atriz Elizabeth Short é encontrada mutilada, Lee fica obcecado para resolver o caso. Enquanto isso, Bucky investiga Madeleine Linscott, a filha de um construtor poderoso e rico que parece ter alguma relação com o caso - além de ver certa semelhança entre esta e a moça morta -, e envolvem-se sexualmente por sua obscessão a respeito do caso. Mas esta relação é certamente uma ação calculada de Madeleine que seduz o calmo e mais sensível detetive para acompanhar seus passos na investigação.



Bucky encontra em um celeiro um desenho de um homem com um sorriso desenhado na parede com sangue. É também a imagem que Madeleine tem na casa de seus pais, imagem semelhante no corpo mutilado da jovem em que gira toda a investigação, o que aumenta ainda mais as suspeitas de envolvimento por parte do detetive que resolve ir a fundo nas investigações para desvendar o enigma.

Madeleine é encontrada morta após a revelação de sua mãe quanto a culpa da filha no assassinato. Mas muito ainda está por ser revelado, em meio a corrupção e mentiras que participam cada vez mais intensamente no desenrolar dos acontecimentos.

Trata-se de um filme em cores, limitando-se ao preto e branco somente em algumas filmagens de Elizabeth Short, numa bela filmagem em meio ao ambiente arte deco. Aliás, o figurino e os cenários arte deco são os pontos altos do filme revelando detalhes da Los Angeles de 47.

Os detetives, o crime, as femme fatales, as traições, o ambiente sórdido de suspense, mentiras e corrupção. Tudo reunido para intensificar o ambiente noir na degradada Los Angeles no entremeio dos anos 40 e 50.



Litquake 2011 - Festival literário traz o Noir Nórdico e Escandinavo

O site Film Noir Foundation (http://www.filmnoirfoundation.org/) publicou o evento literário em São Francisco para este ano que reunirá autores da Escandinávia e Irlanda apresentando o estilo Nórdico Noir na chamada Litquake 2011, que acontece no mês de outubro, durante 9 dias de evento (de 7 a 15 de outubro). A programação completa estará on-line no dia 15 de agosto no site: http://www.litquake.org/

A programação concentra 67 eventos e a Litquake representa hoje o maior festival literário do oeste do Mississipi.

Para os leitores que puderem se programar e visitar o festival, aproveitem e, se possível, fotografem, escrevam a respeito e enviem para esta que vos escreve. Após análise de conteúdo publico no blog com os devidos créditos.


Fontes:
http://www.filmnoirfoundation.org/

http://www.litquake.org/