Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 15 de setembro de 2013

Setembro com retrospectiva Noir no Hollywood Theatre, em Portland.


Este mês, o presidente e fundador do Film Noir Foundation Eddie Muller, faz uma retrospectiva de filmes noir em Portland, exaltando toda a beleza e relevância do
gênero em três dias de evento.


No site oregonlive.com encontramos a matéria em que Muller descreve um pouco sua
visão do noir e o sucesso da mostra:


"De todos os gêneros de filmes clássicos, o noir continua a ser o mais relevante e válido", diz Muller. "Eu não acho que você vai ver as pessoas fazendo fila para retrospectivas sobre Westerns e comédias... o noir mantém uma atração que os outros não o tem."

"Muller acredita que as pessoas estão fazendo fila para ver esses filmes por causa do estilo e um novo interesse da iconografia de meados do século 20, suas músicas e roupas. "É como se ele pulou uma geração. Onde a idéia era se rebelar contra seus pais, agora há uma geração, dizendo: 'Cara, meus avós eram muito legais.".

Sobre o noir, Muller diz: "Para se qualificar como noir, um filme deve ser do ponto de vista do criminoso, você deve ter empatia para com o malfeitor." É uma filosofia que veio após vários romances e obras de não-ficção, décadas de pesquisa e um caso de amor com a vida do gênero.

Entre os filmes selecionados para a retrospectiva estão Sleep My Love (1948), The Come On (1956), Repeat Performance (1947) e The Great Gatsby (1949).


Eddie Muller arremata a entrevista com um paralelo entre o filme A e B:

"Filmes A são a cultura em seu melhor comportamento. Ele é o melhor que pode ser. Considerando que, com filmes B,... isso é o que somos."

Leia na íntegra (em inglês):
Fonte: http://www.oregonlive.com/movies/index.ssf/2013/09/noir_city_film_series.html