Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 24 de abril de 2011

The Postman Always Rings Twice (O destino bate à sua porta - 1946)

The Postman Always Rings Twice
113 min - 1946
Crime | Drama | Film-Noir
Tay Garnett

http://www.imdb.com/title/tt0038854/




The Postman Always Rings Twice (1946), é baseado no romance de 1934 do escritor James M. Cain, conhecido pelos romances com temas sobre desejo proibido, triângulos amorosos, sensualidade brutal e assassinatos motivados por adultério, tal como outros produzidos no cinema como Double Indemnity (1944) e Mildred Pierce (1945).



Tay Garnett, que tinha fama de diretor fatalista, retrata a trama nos anos 30, com a femme fatale sensual e sedutora protagonizada por Lana Turner, a esposa de um homem de meia idade (Nick Smith), dono de um café e posto de gasolina. Frank Chambers, um rapaz à procura de novas oportunidades, é contratado para serviços gerais, o que resultará em um envolvimento entre os dois até chegarem a tramar a morte do marido para ficar com os bens que ele possui.



Cora (Lara Turner), é a mulher ambiciosa que deseja prosperar e junto a seu affair vão à ruína até o final fatal, mas aos olhos de Frank parece uma espécie de redenção. Desde que soube do filme, busquei entender o porque do título, e apesar da tradução nada fiel ao mesmo, parece refletir claramente as frases finais do já condenado por homicídio, que vê nos acontecimentos uma espécie de segunda chance para redimir-se do crime.


A cena inicial em que o rapaz aguarda no café a conclusão de sua admissão, e um batom rola até seus pés revelando-lhe uma bela loira é o ponto alto da sedução que o aprisionará pelo resto do filme. Cora é a dona de um café de beira de estrada mais refinada e limpa, com suas roupas sempre muito claras e bem cortadas, mesmo após cair na estrada poeirenta quando de sua tentativa de abandonar o marido com o novo parceiro. As pernas bronzeadas, o cabelo platinado, em meio ao cenário desolado e a vida morna que vive junto a Nick, um velho ocupado com as contas do café, suas cantigas e as garrafas de bebidas, é o tempero que envolve o espectador numa trama de sedução quase ingênua que levará todos a um final fatalista.


http://www.youtube.com/watch?v=WGFer3-Aguw (assistir via YouTube)


Outros personagens que tem atuações expressivas são o Promotor de Justiça e o Advogado de Defesa, demonstrando como sempre há uma forma de construir uma situação adequada para ambas as partes, e a realidade do crime não necessariamente o ponto mais importante a ser desvendado.


The Postman Always Rings Twice é um noir carregado pela conspiração em torno do plano perfeito para cometer o assassinato sem deixar rastros e, concluído o intento, apresenta todo um processo que retrata o questionamento de lealdade, traição, numa paranóia que pode destruí-los mais que qualquer perseguição da justiça.



Vale mencionar que a produção de 1946 é a terceira adaptação do romance de James M. Cain e considerada a versão que melhor retrata os escritos do autor.

Veja ainda via YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=Fe9ALvuzwYg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=cMuiFF11RHA&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário