Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 19 de fevereiro de 2012

The Killers - 1946

The Killers (Os Assassinos | Brutalidade) - 1946
103 min - Estados Unidos
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: Robert Siodmak
Estrelando: Burt Lancaster, Ava Gardner, Edmond O'Brien


http://www.imdb.com/title/tt0038669/


Já escrevi em um post anterior sobre as fases do noir segundo o crítico Paul Schrader e gosto de reforçar a informação para que possamos não só apreciar essas belas produções como ainda situar  e entender melhor a o noir. Neste caso, The Killers é considerada uma produção "da segunda fase, entre 1945 e 1949, influenciado pelo Pós-guerra, tendo como características marcantes o crime, a corrupção, heróis menos românticos, realismo e desilusão" (Notes on Film Noir, 1972).

Sinopse: Dois assassinos profissionais invadem uma pequena cidade e matam o frentista de posto de gasolina Ole Andreson, conhecido como o "Sueco" (Burt Lancaster), que na verdade é um ex-campeão de boxe e aguarda a vinda dos assassinos, ciente do que está por vir. O investigador Jim Reardon persegue o caso contra as ordens de seu chefe, que considera um caso trivial e sem maior importância. Seguindo pistas sobre a vida do Sueco, Reardon revela um uma intrincada rede de traição e crime ligada à máfia,  vinculado a linda e misteriosa Kitty Collins (Ava Gardner).

The Killers é baseado no romance de Ernest Hemingway e começa com o assassinato e segue todo o tempo em flashback onde, por meio dos conhecidos do boxeador, Reardon vai construindo a história que levará a desvendar os fatos que revelem a causa do crime.
Na verdade, o Sueco parece um homem muito simples e até inocente, que teve sua carreira de boxeador interrompida devido a uma lesão na mão direita e acaba por envolver-se com um grupo perigoso de bandidos, devido a sua fixação por Kitty, também envolvida na trama, ainda que em nenhum momento este tenha seu interesse retribuído. Essa fixação o faz inclusive deixar-se ir à prisão para defendê-la do roubo de jóias e mesmo participar de roubos com o grupo.


Um dos roubos rende uma grande quantia, e convencido por Kitty de que a gangue o enganará, Sueco arma uma emboscada e foge com o dinheiro. Esta será sua sentença de morte, mas revelará ainda outros fatos como o paradeiro do dinheiro e mesmo a busca por Kitty, entre situações tensas e violentas na caçada pela verdade que Reardon não se cansa de perseguir.


O filme é muito rico em detalhes, com uma bela fotografia muito contrastada, algumas tomadas em ângulos que destacam o cenário junto aos acontecimentos, além de belas atuações que fará o espectador por vezes perder o fôlego. As tomadas nem sempre ocorrem em cenas noturnas, porém o contraste parece manter um clima de sonho e mistério, como algo ainda a ser revelado.

Burt Lancaster tem sua estréia em The Killers, com uma atuação sem grandes textos ou comprometimento das cenas, e sua imagem já mostra-se promissora por destacar-se em algumas tomadas em close.

Kitty é a femme fatale, uma linda mulher tanto quanto audaz e perigosa, manipulando a todos a fim de manter uma vida de conforto em meio a fase social em crise do pós-guerra. Ela usa seu charme e perspicácia para manter-se ilesa, ainda que o destino também lhe prepara uma amarga surpresa. Em The Killers, podemos dizer que a mensagem final seria que o crime não compensa.
Te Killers foi um grande sucesso de bilheteria e indicado para 4 Oscars - Melhor Diretor, Melhor Edição (Arthur D. Hilton), Melhor Roteiro Original (Anthony Vieller) e Melhor Trilha Sonora (Miklos Rozsa) - ainda que tenha saído de mãos vazias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário