Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

14 Hours - 1951

Fourteen Hours (Quatorze Horas) - 1951
92 min - Estados Unidos
Drama | Filme Noir
Diretor: Henry Hathaway
Estrelando: Paul Douglas, Richard Vasehart, Barbara Bel Geddes, Grace Kelly

http://www.imdb.com/title/tt0043560/


No YouTube, em 6 partes e legenda em espanhol:








Fourteen Hours é uma adaptação de uma história real, retirada de um artigo do New Yorker sobre a tentativa de suicídio de Joel Sayre.

Robert Cosick (Richard Basehart) é um jovem desesperado, em conflito pelas relações 
pouco amigáveis com seus pais e a dúvida quanto ao amor de sua namorada Virginia. 

Sobre o parapeito de um edifício no centro de Nova York, Cosick posiciona-se e ameaça saltar, afim de cometer suicídio

Nas próximas 14 horas - garoto difícil de convencer, hein! -, o policial Dunnigan (Paul Douglas) tenta acalmá-lo, procurando uma maneira de convencê-lo que vale a pena viver, enquanto seus colegas conduzem uma investigação desesperada para descobrir quem é o homem e o que o levou a tal ato. 

Limitando a ação quase que inteiramente no parapeito do prédio, o quarto de hotel ao lado e as ruas repletas de curiosos, carros e a imprensa abaixo, o diretor Henry Hathaway mantém a tensão alta e habilmente tece uma série de subtramas envolvendo as outras testemunhas para o drama, incluindo Kelly como uma mulher em meio a um processo de divórcio que é profundamente afetado pelo desdobramento do caso de suicídio que ocorre fora da janela tribunal, desenrolando-se um paralelo entre sua decisão de romper seu casamento enquanto um homem está prestes a jogar fora sua vida.

O drama desenrola-se entre a multidão na rua em frente ao edifício assistindo ao espetáculo, enquanto ocorrem as conversas entre o rapaz e o policial. Hathaway inclui ainda, em meio a tal clima tenso, mostrar um romance que parece nascer do encontro casual de Debra Paget e Jeffrey Hunter no meio da multidão.  


A tensão quanto ao suicídio e se o policial conseguirá ser bem-sucedido em dissuadí-lo do intento são constantes. As amplas tomadas da Manhattan repleta de pessoas que transitam diariamente agora perplexas à frente do edifício e as tentativas de oficiais de se relacionar em um nível pessoal com o jovem perturbado, torna o suspense cada vez mais envolvente. Um por um, os amigos e familiares são trazidos - mas eles só parecem aumentar o problema. Apenas Charlie Dunnagan parece ter algum sucesso, e por quatorze horas, ele fala com o jovem sem descanso.

Fourteen Hours tem como destaque a estréia de Grace Kelly no cinema apesar do pequeno papel. Trata-se de um bom drama bem filmado, merecendo o conhecimento e apreciação do espectador.

Um comentário: