Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Boomerang - 1947

Boomerang (O Justiceiro) - 1947
88 min - Estados Unidos
Crime | Filme Noir | Drama
Diretor: Elia Kazan
Estrelando: Dana Andrews, Jane Wyatt e Lee J. Cobb

http://www.imdb.com/title/tt0039208/


História verídica sobre o assassinato em Connecticut de um sacerdote, subsequente detenção e julgamento de um vagabundo desempregado, e os esforços do jovem advogado Henry Harvey (Dana Andrews) para descobrir a verdade.
Um padre bondoso é assassinado durante sua estada na esquina de uma rua em uma noite. Os cidadãos estão horrorizados e exigem uma ação da polícia. Todas as testemunhas identificam John Waldron como o assassino. Embora Waldron nega veementemente o crime, ninguém vai acreditar nele e o estado coloca um jovem advogado a enfrentar a oposição política em sua tentativa de provar a inocência de Waldron, uma vez que a polícia encontra-se criticada por sua incompetência em resolver o caso.

Além de uma narrativa mto bem construída, há o uso extenso de locações urbanas e a câmera especialmente ágil que dão um tom de documentário ao filme.

Boomerang! é um noir com interpretações impecáveis de Dana Andrews, Lee J. Cobb, Arthur Kennedy, Karl Malden e outros, além de não-profissionais que dão surpreendente autenticidade às cenas.

3 comentários:

  1. Há quem considere ser o melhor filme de Kazan. Não posso opinar, mas este sem dúvida, é um trabalho que merece respeito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo ótimo Post. Adoro filmes policiais, principalmente esses do final dos anos 40 e inicio dos 50. Considero Elia Kazan um mestre. Confesso que Não conhecia a existência desse filme, me diga, foi lançado por alguma produtora? tem para comprar? Abraços

    ResponderExcluir