Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Human Desire

Human Desire (Desejo Humano) - 1954
91 min - Estados Unidos
Drama | Filme Noir
Diretor: Fritz Lang
Estrelando: Glen Ford, Gloria Grahame, Broderick Crawford

http://www.imdb.com/title/tt0047101/


Cada vez que assisto a um filme de Fritz Lang mais me apaixono pela maestria de seu trabalho. As primeiras cenas de Human Desire nos mostra o trem transitando pos longos trilhos, túneis que fecham-se em sombras e abrem-se em silhuetas com a luz, com tomadas em ângulos incríveis que nos mostram o design das máquinas da época, a paisagem dos anos 50, os detalhes com a passagem entre trens, numa fotografia incrível até uma tomada geral mostrando o trem chegando na ferrovia. Só esse início já vale ao expectador um prazer sem precedentes.




Trata-se de uma refilmagem do clássico de Jean Renoir, A Besta Humana, Fritz Lang conduz a história falando de fustrações, adultério e suicídio. E os corredores do trem são labirintos que acuam e aprisionam os personagens, em sombras expressionistas tão bem conhecidas e trabalhadas pelo diretor.

Jeff Warren (Glen Ford), o engenheiro de locomotiva e veterano recém-chegado da guerra da Coréia, é quem inicia no comando de um grande trem, seguindo logo após para seu lar, onde espera poder daí em diante ter uma vida em paz.

O supervisor Carl Buckley é demitido de seu emprego. Ele convence sua bela esposa Vicki a interceder por ele a partir de uma visita a um importante homem ferrovia, a fim de tentar recuperar seu emprego. Mas Buckley irá suspeitar de traição de sua mulher com o rico magnata, forçando-a a ajudá-lo no assassinato do homem em um compartimento do trem. 
Quando Jeff conhece Vicky, apaixona-se por ela, o que Carl percebe mas não reage, por suspeitar que Jeff sabe sobre o assassinato. Vicky usará Jeff a fim de convencê-lo a ajudá-la a livrar-se de um homem que a usa como um troféu e a mantém acuada e frustrada com a vida matrimonial.
Bem, o desenrolar traz affair, um tribunal a fim de desvendar o assassinato e toda sorte de acontecimentos compondo este incrível noir, onde Lang trabalha uma trama psicologicamente complexa, questionando as normas sociais e as sutilezas dos atos humanos. A meu ver, é um precioso trabalho que não deve passar desapercebido pelo espectador.

Abaixo, o link para que o leitor possa assitir ao filme. No YouTube consta dividido em 6 partes. Acesse VideoZer:

http://www.videozer.com/video/4pRJpqCd

Nenhum comentário:

Postar um comentário