Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Orson Welles e o Filme Noir


Os filmes Noir de Orson Welles têm características importantes, como em sua filmagem expressionista em Cidadão Kane (1941), com ângulos de câmera subjetivas, sombra escura e foco profundo, e os tiros de baixo ângulo do talentoso diretor de fotografia Gregg Toland.




O terceiro filme de Welles para a RKO, sobre o tempo de guerra em Journey Into Fear (1943), filme em que atuou e co-dirigiu, apesar de não creditado, filmado na exótica Istambul. O filme foi inspirado no triller de Eric Ambler, sobre um engenheiro de armas americanos (Joseph Cotten) em um navio no Mar Negro, onde foi ameaçado por agentes nazistas que intencionavam matá-lo.





O complexo The Lady from Shanghai (1948), fala sobre um triângulo amoroso destrutivo entre o marinheiro irlandês Michael O'Hara (Welles), uma loura manipuladora Rita Hayworth, como a femme fatale Elsa (ou Rosalie), e seu marido Arthur Bannister (Everett Sloane). A sequência final em San Francisco, na sala de espelhos ou casa de diversão era simbólica e reflexiva da quebra de relações entre os personagens. As últimas palavras de O'Hara: "Talvez eu viverei tanto tempo que eu vou esquecê-la. Talvez eu vou morrer tentando. "



Na fronteira cidade mexicana, Welles filma o clássico Touch of Evil (1958), geralmente considerado o último filme do ciclo clássico noir. Nele estrelou Charlton Heston como Vargas - um ingênuo policial da narcóticos Americo-Mexicano, Janet Leigh como sua esposa Susan e o próprio Welles como um corrupto e corpulento policial local Hank Quinlan. O filme também contou com uma aparência de retorno ao fumo do charuto com a dona de bordel Marlene Dietrich, e uma deslumbrante abertura em plano seqüência durante a abertura dos créditos filmado de uma vez, sem cortes. Mais tarde, Welles surge com o noir expressionista e drama psicológico O Julgamento (1962), uma adaptação do romance clássico de Franz Kafka, com Anthony Perkins como Joseph K - um homem condenado por um crime sem nome em um país desconhecido.






Fonte: http://www.filmsite.org/filmnoir.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário