Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Laura - 1944

Laura - 1944
88 min - EUA
Crime | Noir | Mistério
Diretor: Otto Preminger
Elenco: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb e Vincent Price



A imagem de uma bela mulher está acima de uma lareira em uma sala de estar de um sofisticado apartamento em Nova York. Com seu vestido preto, a refinada mulher seduz a todos que olham para a pintura, entre sombras que escondem o mistério de seus encantos e seu assasinato a desvendar.

Laura, baseado no romance de 1943 de Vera Caspary, gira em torno da morte da bela jovem de 22 anos em seu apartamento, com um tiro de espingarda no rosto. 

O detetive Mark McPherson - típico detetiva hard-boiled dos anos 40 - é o responsável pela investigação, recolhento informações sobre a vítima e relacionando supostos suspeitos, como o crítico jornalístico e promotor da imagem de Laura, Waldo Lydecher (este inclusive que com a voz over professa as palavras "Nunca vou esquecer o fim de semana em que Laura morreu"), o noivo Shelby Carpenter (Vincent Price) e a tia de Laura, Anne Treadwell.


Com o passar das investigações, vemos que McPherson forma a imagem da vítima pelo testemunho de seus amigos e a leitura de suas cartas e diário, - a história é constantemente contada em flashbacks durante as entrevistas - levando-o a uma obssessão por sua imagem, envolvendo-se como que apaixonado por ela - Lydecker percebe o fato e chama sua atenção em dado momento dizendo: "É melhor tomar cuidado, McPherson, ou você vai acabar em um hospital psiquiátrico. Eu não acho que eles já tiveram um paciente que se apaixonou por um cadáver. " 


Uma noite, achando não ter provas suficientes por meio das entrevistas e buscando mais detalhes no ambiente do apartamento e nas cartas, adormece em frente ao retrato, e desperta com um som que o leva em seguida a ver de fato a personagem. A partir daí, uma grande reviravolta mudará o rumo dos fatos e acontecimentos.


Evitando dar mais detalhes contando os melhores passos desse primoroso filme, vemos que o script é o que o impulsiona, com seu enredo intrigante entre belo e assustador, atribuindo-lhe um ritmo que instiga o espectador. 

Os personagens são complexos e interessantes, com performances perfeitas, destacando o personagem Waldo de Clifton Webb como o colunista de jornal que acredita ser perfeito para ela ao ponto de preservá-la de contatos com outros homens que poderiam ser danosos a sua imagem. Atentem para suas falas, como logo no início em que Laura lhe pede uma caneta e este responde: "Eu não uso uma caneta. Escrevo com uma pena de ganso mergulhada em veneno."


Laura é considerado um clássico do cinema e um dos melhores do cinema noir, abrigando várias características do gênero além do enfoque sobre a obssessão das relações humanas, com uma técnica brilhante e um visível cuidado a detalhes visuais apresentados por Otto Preminger. 

Essa obssessão é visível entre todos os personagens em torno da imagem de Laura, e ocorre gradativa e visivelmente com o detetive, que parece não conseguir separar a investigação do mundo real, levando-o a desconfiar de todos e isolar-se para desvendar o mistério. Como em transe, vê-se fascinado pela imagem do quadro, que parece perseguí-lo, o que em seguida tornar-se-á real fazendo-o transitar do desejo platônico para o real.

Entre sombras e fumaça - em geral em ambientes fechados dos apartamentos - Otto mantém o clima de dúvida e ameaça em toda a trama, envolto em diálogos constantes que compõe a narrativa. 

Sem dúvida, é uma grande obra, indicada e premiada como um dos melhores do gênero. Em 1999, foi selecionado para preservação nos Estados Unidos pela National Film Registry, pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas". Tem ainda a 73a classificação pelo American Film Institute dos 100 melhores thrilles e melhor filme no gênero mistério.

Recomendo que assistam pois trata-se de uma obra muito bela e bem produzida, fazendo jus à ascensão de Otto Preminger como diretor.
 
Para finalizar ambientando o post com o clima do filme, deixo o vídeo com a música tema.

4 comentários:

  1. Um grande filme, onde todo mundo está muito bem. Não entendo como Jennifer Jones recusou o papel-título.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Este é realmente um grande filme noir. Adoro as reviravoltas na história e a música.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ver esse tão famoso filme. Não encontro pra comprar nunca.
    :(

    ResponderExcluir
  4. Não costumo recomendar com frequência este caminho, mas se tem dificuldade na compra, baixe via Torrent, filme e legenda se precisar.
    Vc terá uma cópia de qualidade e certamente utilizará apenas para seu conhecimento, o que torna a atitude totalmente legal. ;D

    ResponderExcluir