Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

The Killer is Loose - 1956

The Killer is Loose - 1956
73 min - EUA
Crime | Filme Noir | Drama
Diretor: Budd Boetticher
Atores: Joseph Cotten, Rhonda Fleming e Wendell Corey


http://www.imdb.com/title/tt0049405/

Como disse nos posts anteriores em que apresentava os cartazes e mesmo o vídeo no YouTube para que todos pudessem apreciar o filme, não conhecia até então nenhum trabalho dirigido por Budd Boetticher e posso dizer que gostei bastante do resultado de The Killer is Loose.



Um banco é roubado e em seguida, um grampo telefônico faz com que a polícia identifique Leon Pole como o culpado e vão em direção ao quarto de hotel em que se encontra para capturá-lo. O detetive Sam Wagner, em uma troca de tiros, mata a esposa de Pole - segundo ele, a mulher desconhecia o assalto ocorrido -  e este vai em seguida a julgamento, sendo considerado culpado e levado à prisão, conhecendo ainda no tribunal a esposa de Wagner, mantendo sua imagem gravada na memória.


Sua conduta de bom comportamento mantém um bom relacionamento com os policiais, o que facilita sua fuga em dado momento, e seu único objetivo é vingar-se pela morte da esposa tirando do detetive o mesmo que lhe foi tirado.
Wagner resolve levar sua esposa a casa da irmã de forma a mantê-la em segurança enquanto retorna a sua casa e mantém diversos policiais observando as ruas, certo de que Pole surgirá para cumprir sua vingança.


Mas Lila Wagner é a mulher que teme pela vida do marido, não aceita estar em segurança quando o amado pode estar em perigo, e volta para casa para ver como as coisas estão.


E o final fatal noir concretiza-se, onde não há espaço para criminosos nas mãos astutas de hábeis policiais.

Eu diria que neste filme encontramos detalhes da chamada Era do Ouro do Cinema, com predomínio dos musicais e ainda, a fase em que vemos as residências muito arrumadas com o conforto sugerido da época e suas mulheres muito bem cuidadas e inteiramente dedicadas ao lar e a família, detalhes muito presentes em boa parte da trama. 

O Noir apresenta-se em alguns pontos nesta junção com o estilo citado, havendo um assalto e assassinato, o empenho policial em apanhar o criminoso e sua presença constante após a fuga do criminoso. O detetive principal não faz o tipo casca-grossa como na maioria das vezes, é o homem bem casado e muito bem apresentável que parece comandar com perspicácia as investigações policiais.


Há cenas de ambientes fechados com a luz atravessando as persianas, sombras bem marcadas em especial quando da tentativa de captura do assaltante.


O ambiente externo não está situado nas grandes cidades como habitualmente o noir se utiliza como pano de fundo, mas neste caso predominam as ruas mais residenciais e em alguns momentos quase rurais e pouco habitadas.


Concluindo, os atores tem uma boa presença no filme, em especial Wendell Corey no papel do criminoso que em dado momento, expressa uma nítida paranóia e obssessão, talvez gerada pela perda da esposa, deixando-o cego em busca de vingança. 


Na visão de críticos de cinema, Bruce Eder considera Budd Boetticher "um cineasta de habilidade consumada e muitas surpresas,...The Killer is Loose só aumenta sua reputação, independente do gênero." Levando um elenco convencional para um cenário naturalista, tem como resultado uma série de performances prendendo um roteiro repleto de improbabilidades, e a narrativa com a direção de Boetticher supera o script considerado um pouco pesado.


Dennis Schwartz escreve: "Um típico noir 1950, distingue-se pelo seu roteiro em ritmo rápido e tenso, que se aprofunda, principalmente sobre o caráter do vilão-fazendo-o por ser alguém que não podia assumir ser ridicularizado como um fracasso, não mais ... A atmosfera suburbana e o estilo nonsense de contar a história adiciona suavidade... e suspense que vem com o clímax. O resultado é um filme...de nostalgia dos anos 1950 que evoca, numa época em que era mais receptivo para noir funcionar tão bem como ele faz ".
(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Killer_Is_Loose).

Nenhum comentário:

Postar um comentário