Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Night Editor - 1946

Night Editor - 1946
68 min - EUA
Drama | Filme Noir | Crime
Diretor: Henry Levin
Atores: William Gargan, Janis Carter, Jeff Donnell


http://www.imdb.com/title/tt0038774/





Considerado um filme B Noir e o primeiro trabalho dirigido por Henry Levin, Night Editor tem suas origens nos pulp fictions além de um programa de rádio existente de 1934 a 1948, sendo Hal Burdick o editor da noite que recebia os pedidos dos leitores, contando histórias de guerra, aventura e crime em sua maioria.

O roteiro de Night Editor  baseou-se em um episódio do programa "Inside Story". A ideia era produzir uma série de histórias policiais contadas por um jornal fictício chamado "New York Star", mas a produção resumiu-se a um único episódio devido a falta de investimentos.

O filme acontece a partir de um jogo de pocker entre amigos onde o editor do New York Star conta sobre um policial, Guindast Stewart, envolvido em uma investigação de um assassinato. Este porém, está envolvido em uma relação extra-conjugal com uma mulher também casada, da alta sociedade. Ambos presenciam o crime numa noite em que se encontram estacionados em uma estrada solitária, mas não podem relatar o fato sem comprometer-se, ainda que o policial seja indicado para investigar o caso.



No decorrer da investigação, Stewart descobre que um homem inocente está prestes a assumir a culpa, e a única maneira que ele possa livrá-lo é para prender o assassino e se tornar uma testemunha contra ele.

Buscando os traços do noir, presenciamos o detetive ou policial em um dilema moral, uma femme fatale, cenas cheias de fumaça em escritórios e carros estacionados em valas solitárias na plena escuridão da noite e ainda a própria história contada em flashback, ainda que pelo editor do jornal, ao contrário do protagonista.

É interessante observar a atuação intrigante de Janis Carter como Jill, pois é a dama da alta sociedade que manipula desonesta e friamente as situações para conseguir o que pretende.
Janis se faz marcante na cena mais famosa do filme, onde Jill grita alucinada que quer ver o corpo após o assassinato presenciado, mas Cochrane reage saindo do local o mais rápido possível, assustado tanto pelo frenesi de seu caso quanto pelo assassinato em si.

O policial Tony Cochrane é o protagonista noir que tem tudo o que quer e não é feliz apesar de tudo, até cair em uma espécie de armadilha que o levará a perceber tudo o que poderá perder daí em diante. Ele passa a maior parte do tempo tentando limpar pistas que possam ligá-lo ao crime além da culpa que o persegue quando da aparição do homem inocente que será condenado a morte.





Fontes: 
http://www.imdb.com/title/tt0038774/

http://en.wikipedia.org/wiki/Night_Editor

http://www.noiroftheweek.com/2010/05/night-editor-1946.html

http://twentyfourframes.wordpress.com/2010/10/21/night-editor-1946-henry-levin/

Um comentário:

  1. Olá, Sandrix!
    Que legal, hein! Este filme eu não conhecia. Na verdade, deve existir vários films Noir que eu não conheça, com certeza.
    Queria agradecer a você por ser seguidora lá do blog Valeu! Esteja à vontade para comentar sempre que quiser, ok?
    Você já viu A DAMA DO LAGO? Fiquei bem empolgada e intrigada. Tanto que fiz um artigo sobre ele e a relação das bad girls no gênero. Dê uma olhada:
    http://telaprateada.blogspot.com/2011/08/dama-do-lago-o-suspense-policial-e-suas.html

    Um abraço
    Dani

    ResponderExcluir