Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Key Largo - 1948

Key Largo (Paixões em Fúria) 
100 min - 1948 - EUA
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: John Huston
Atores: Humphrey Bogart, Edward G. Robinson, Lauren Bacall


http://www.imdb.com/title/tt0040506/






Este filme foi feito a partir de um roteiro adaptado de uma peça de 1939 por Maxwell, esta onde os bandidos eram mexicanos, durante a guerra Civil Espanhola e o mocinho (Frank) 
é um desertor que terá um trágico final. Huston junto a Richard Brooks escreve esta adaptação e dirige com maestria mais um filme trabalhado a partir de um roteiro de peça teatral, comparado inclusive a "The Desperate Hours", também a partir de uma peça e protagonizado por Bogart.


Na versão de 1948, Huston trás o ex-major Frank McCloud (Bogart) viajando para um hotel em Key Largo - a maior ilha da Flórida - para honrar a memória de um soldado que tinha ao seu comando e morreu em combate, onde pretende encontrar o pai do soldado, James Temple, a fim de apresentar seus respeitos, mantendo inclusive a história que o pai deseja ouvir de que seu filho é um herói de guerra.







Temple e a viúva Nora (Bacall) administram o hotel e o recebem muito bem, porém, como é comum na região, chega uma tempestade onde um furacão está a caminho, o que os deixa reclusos no local e leva Frank a descobrir que os visitantes hospedados no hotel, dizendo vir para uma pescaria, são na verdade os gângsters liderados pelo fugitivo Johnny Rocco (Robinson) que pretendem fazer uma entrega.








Uma vez descobertos, os gângsters assumem o hotel e colocam os administradores e Frank sob ameaças de violência. Frank é inclusive desafiado por Rocco a uma espécie de duelo, dando-lhe uma arma para testar sua coragem em tentar matá-lo, porém este recua - ao que parece, Frank abandona a ideia de violência pelas experiências amargas da guerra -  e aproveitará a oportunidade já distante do hotel, quando é forçado a ser o piloto do barco para que os gângsters possam sair da ilha.




Claro que um dos grandes motivos que farão Frank não atacar a gangue dentro do hotel refere-se a seu interesse por Nora e daí sua posição de poupá-la do perigo.


Há inclusive uma música interpretada por Bertie Higgins de 1981 que diz ser inspirada no casal deste filme. Breguinha, mas fica o registro para quem quiser conhecer :D







Este foi o último filme com a dupla Bogart-Bacall, que mostra uma situação tensa que parece não ter esperança de um final feliz, mas parece que o próprio tempo com seu furacão irá mudar o curso dos acontecimentos para que a justiça prevaleça.

Um comentário: