Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Neo Noir

O termo filme noir é uma designação para os filmes norte americanos com certas particularidades técnicas e temáticas que fizeram os franceses aplicarem tal designação para o gênero.

Além dos próprios profissionais da época não aplicarem um nome ou tentar classificar o tipo de filmagem que estavam produzindo, tendo como maior ocupação transitar por técnicas e estilos o mais livres que pudessem, buscando o entretenimento do público com o diferencial em relação ao chamado cinema classe A dos musicais glamourosos de uma temática mais realista e mais próxima da realidade do Crash da Bolsa e as incertezas advindas da Segunda Guerra, vemos que esse período de manifestações com um aglomerado de características específicas acabou por cunhar um nome que designasse essa forma de filmar.

Fatos históricos a parte e ainda todo o questionamento sobre se existe ou não um gênero noir - na pós houve inclusive uma menção de que a temática e forma de filmar surge em várias épocas e estilos todo o tempo, sugerindo não ser algo que se possa atribuir exclusivo ou especificamente ao gênero - desde seu "surgimento" e apropriações ou revivals nos anos seguintes, fez com que certos críticos e estudiosos atribuíssem variáveis para o gênero, tentando situar com a nova ou corrente apropriação de determinada época. Uma delas é o chamado Neo Noir.

Neo Noir (do grego neo, novo, e o noir francês, preto) é um estilo muitas vezes visto em filmes modernos e outras formas que utilizam elementos do filme noir, mas com temas atualizados, conteúdo, estilo, elementos visuais ou mídia ausentes em filmes dos anos 1940 e 1950.

É indiscutível que o noir provocou um impacto significativo sobre outros gêneros que incorporam os elementos temáticos e visuais do filme noir, passando a ser classificados de forma independente, como no caso do Neo Noir, este a partir dos anos 70.

Ao contrário dos noirs clássicos, os neo-noir estão cientes das circunstâncias modernas e tecnologia de detalhes que eram tipicamente ausentes ou sem importância para a trama do filme noir clássico.

Nos filmes do início dos anos 1940 e 50, o público é levado a entender e construir um relacionamento com o protagonista ou anti-herói. Os Neo-noir do pós-1970 geralmente revertem esse papel. Movimentos de câmera pouco convencionais e seu enredo lembram que eles são apenas espectadores e não participam da história.

Temas modernos empregados no neo-noir incluem crises de identidade, problemas de memória e subjetividade, problemas tecnológicos e suas ramificações sociais. Esses elementos são fundamentais e ambíguos na prática, e os teóricos do cinema argumentam que o termo "neo-noir" pode ser aplicado a outras obras de ficção. Robert Arnett afirma que "Neo-noir tornou-se tão amorfo como um gênero / movimento, qualquer filme com um detetive ou um crime qualificado." É por causa da ambivalência desse gênero que neo-noir ainda está em forma e interpretado de modo maleavel na atualidade.

Outros observaram que filmes como After Dark, My Sweet (1990) and Hard Eight (1996) são neo-noirs que combinam perfeitamente o gênero noir com elementos do gênero faroeste, em termos de configuração e temas.





fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Neo-noir

Nenhum comentário:

Postar um comentário