Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 17 de abril de 2011

Night and City (Sombras do Mal, 1950)

Night and the City (1950)
101 min - Inglaterra
Crime | Film-Noir | Sport
Jules Dassin

http://www.imdb.com/title/tt0042788/


Contrariando uma vez mais o objetivo do blog em relacionar filmes norte-americanos, venho falar do notável e indispensável Night and City de Jules Dassin, mas vocês verão ao longo da explicação porque o grande diretor produziu filmou fora de solo norte-americano, mas creiam, a genialidade do profissional e a essência do Noir estão presentes nesta obra.

“Sombras do Mal” (Night and the City, Inglaterra, 1950) foi o primeiro filme de Jules Dassin fora dos Estados Unidos, devido à pressão de Joseph McCarthy quanto a supostos comunistas em Hollywood que este deveria delatar. Dassin decide ir para a Europa de onde não mais retornou.

Night and City inicia com uma curta narração em off: “A noite e a cidade. A cidade é Londres. A noite, é qualquer noite.”

O protagonista é Harry Fabian, um traficante com planos ambiciosos que nunca funcionam. Um dia, ele tenta sua última chance no submundo da luta livre e prepara um plano que acredita, o fará alcançar sua independência financeira, alterando os resultados das lutas para ganhar altas somas nas apostas. O casal Phil e Helen participam dos negócios, fornecendo o dinheiro. Mas seus planos não surtem o efeito desejado, levando-o a uma série de situações perigosas.



O enredo de Night and City ocorre no submundo do crime nas cidades. Os personagens não passam de trambiqueiros que lutam para sobreviver, com boêmia e tendo constantes problemas com a polícia.

O filme é muito realista, mesmo porque Dassin gostava de filmar em locações reais, o que dava um aspecto sujo às cenas, além do predomínio de cenas noturnas e iluminação baixa, bem ao estilo noir.

Apesar disso, o filme não possui boa parte dos clichês do estilo. Não há detetives, femme fatale ou assassinatos, o que faz com que alguns críticos o chamem de Seminoir, porém a grande maioria o considera um clássico Noir por excelência. Há apenas gente comum que lança-se a todo tipo de oportunidade para sobreviver, tal como o protagonista com roupas alinhadas mas sempre com aparência desarrumada, sobrevivendo de pequenos golpes no submundo de Londres.

Fabian inicia o filme correndo de homens que o perseguem e continuará fugindo até o final, onde mesmo encurralado e sem saída, ainda arrastará para a ruína vários personagens, incluindo a mulher que o ama.

Mary é a mulher que o ama, quer que Fabian cresça e torne-se um homem descente mas cede aos sonhos e fornece-lhe dinheiro mesmo não mais acreditando que para este há solução, e chega ao ponto de pedir favor ao vizinho visivelmente interessado por ela o dinheiro para a nova grande ideia do golpista.


“Cai fora!”, grita um dono de bar para Fabian;
“Este é um local público”, retruca Fabian, mas eis a seguir a ameaça sarcástica: “O necrotério também é!”.


A queda do ambicioso e trapaceiro Fabian é filmada com o abuso de câmeras baixas, ângulos oblíquos e muitas sombras para enfatizar o ambiente pessimista e opressivo, repleto de paredes em ruínas e figurinos puídos, que reforçam o realismo. Os diálogos são extremamente cínicos, os ângulos fechados no rosto quase febril de Fabian demonstram a angústia entre a escuridão e os becos que parecem consumí-lo.

Intensamente pessimista, passando do quase cômico ao violento, caminhando para o dramático-existencialista, - marca de Dassin como em outras de suas grandes obras - este filme é o retrato da ambição cega, da auto-decepção e sonhos destruídos, com queda e final trágico como já esperado em todo o desenrolar da trama.



Considero, como a maioria dos críticos e espectadores, um Noir clássico. Ainda que dispense os clichês padrões do Noir, creio que trata-se de um filme que mostra mais uma vez o comportamento humano diante das dificuldades e como escolhe os caminhos para sua sobrevivência. Vale lembrar ainda a voz off que inicia o filme, a fotografia constrastada noturna com a cosntante aparição dos luminosos por boa parte da cidade, e ainda a câmera baixa, detalhes que justificam a classificação com o estilo.

Mais uma vez, não encontrei meios de aplicar aqui os vídeos para que vocês apreciem alguns trechos do filme. De qualquer forma, você encontra algumas passagens no YouTube, e deixo alguns links mais relevantes. E claro, recomendo assistir ao filme por inteiro e aproveitar cada detalhe de mais este Noir.

Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=kTQw_tNGA7Q&feature=related

Abertura do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=yGRz4DmByPA

A violenta e angustiante luta entre os boxeadores:

http://www.youtube.com/watch?v=8bmhuNRzPKQ&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário