Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 23 de abril de 2011

A dama do lago (Lady in the Lake - 1947)

Lady in the Lake (1947)
105 min - USA
Crime | Film-Noir | Mystery
Robert Montgomery

http://www.imdb.com/title/tt0039545/



Robert Montgomery, um ator de Hollywood, inicia seus experimentos como diretor a partir de A dama do lago, filme que possui uma série de características do Noir, mas sua característica principal está em extrapolar o uso da câmera subjetiva, onde os olhos do protagonista que percorrem as cenas identifica-se com o do espectador. O recurso é explorado na maior parte do filme, o que fez com que a crítica descrevesse o fato como uma repetição que leva ao tédio, o que não lhe permitiu grande bilheteria.

O público porém, considera uma obra-prima, tanto pelo uso da técnica da narrativa em primeira pessoa e o percurso pelos olhos do detetive, quanto pelo roteiro cheio de nuances, reviravoltas e perigos que promovem uma dinâmica interessante ao filme.


Anos 40. O detetive Phillipe Marlowe (Robert Montgomery) inicia o filme limpando sua arma, voltando-se para a câmera para conversar com o espectador. O personagem de Marlowe é o detetive criado pelo escritor Raymond Chandler - o filme baseia-se na história do famoso autor de romances policiais. Marlowe segue explicando sobre sua profissão e sobre as manchetes dos jornais sobre o "caso da dama do lago", uma investigação que está envolvido e com a qual convida o espectador a acompanhar a narrativa.

O flashback toma conta do filme, e o espectador a partir de então verá os acontecimentos tal qual visto por Marlowe.

Marlowe escreve um romance policial baseado em suas experiências, a fim de ganhar algum dinheiro. Após o envio para uma editora, a secretária Adrienne entra em contato mas para contratar seus serviços para descobrir sobre a suposta fuga da esposa do editor Kingsby, que parte para o México e ainda estaria envolvida em um assassinato.


Adrienne envolve-se amorosamente com Marlowe mas percebe-se que suas intenções são envolvê-lo numa trama que a beneficie. Adrienne seria a femme fatale, manipulando os personagens a fim de favorecer suas verdadeiras intenções.



Todo o filme segue em câmera subjetiva. Robert Montgomery só e visto em alguns momentos, particularmente quando apresenta e encerra o caso. Durante o desenrolar da história, só se ouve sua voz ou se vê suas mãos, por exemplo. Alguns ângulos de câmera revelam o reflexo de Marlowe por meio de um espelho. Outras vezes, a câmera sobe ou inclina-se para baixo, sugerindo a queda do personagem. Enquanto dirige um carro em uma perseguição, seu reflexo aparece ainda no retrovisor para acompanhar o perseguidor. As cenas lembraram muito o longo desenrolar em Dark Passage (já postado neste blog) com Humphrey Bogart, só o revelando após a cirurgia plástica que lhe confere a face do ator.


A técnica em primeira pessoa permitiu cenas incríveis como na sequência em que Marlowe está sendo perseguido em seu carro, e também quando ele arrasta-se por todo o cascalho em direção a um telefone público.



Em Lady in the Lake, a constância da câmera subjetiva aumenta o suspense, a paranóia e a desorientação - características do filme noir. Cada cena parece ainda um interrogatório, onde o espectador olha diretamente para quem está falando sozinho diante da câmera.

A dama do lago possui personagens intrigantes, tem uma estética muito bem dirigida, mantendo características estilísticas e narrativas do noir com certa propriedade.

Finalizando, é interessante mencionar, e vocês acompanharão pelo post dos cartazes, que a publicidade em torno do filme sempre relaciona que o espectador junto a Marlowe desvendarão juntos o assassinato: "You and Robert Montgomery solve a murder mystery together!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário