Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Farrapo Humano (The Lost Weekend - 1945)


The Lost Weekend
101 min - USA
Drama
Billy Wilder

http://www.imdb.com/title/tt0037884/



Mais uma vez, Billy Wilder dirige de forma brilhante uma história que retrata a degradação humana, movida pelo alcoolismo. Ao que parece, as ambiguidades, as fraquezas de caráter e morais tornam-se temas de grande interesse para o grande diretor de obras como Sunset Boulevard e Double Indemnity, temas que retrata em detalhes e grande realismo.

Na cidade de Nova York, Don Birman, um homem que tem por objetivo tornar-se escritor mas, não obtendo êxito, entrega-se ao álcool ainda que a namorada e seu irmão tentem por todos os meios recuperá-lo e trazer-lhe de volta a confiança de regenerar-se.

Birman deixa-se dominar completamente pelo álcool e passa a ter, como única meta, obter dinheiro para continuar se embriagando, esquecendo das pessoas que o rodeiam e que sofrem por vê-lo neste estado.


O nome The Lost Weekend, ou Fim de semana perdido, se deve à tentativa do irmão em levá-lo para o campo a fim de ficar distante do álcool e recuperar-se, mas Birman engana a todos e não parte, embebedando-se sem parar por todo o período, chegando a ser internado e sofrer alucinações.






É brilhante a interpretação de Ray Millan, cheio de expressões que demonstram seu conflito interno por considerar-se um fracassado vivendo às custas do irmão e não digno da bela Helen, além da condição em farrapos que o personagem vai adquirindo quanto mais se entrega ao vício, revelando uma quase demência até ao ponto de quase não haver mais controle de si.

A cena em que tem alucinações com pequenos animais, tal como lhe conta o enfermeiro quando de sua internação em um hospital para alcoólatras é impressionante, e graças a tal interpretação nosso protagonista recebeu merecidamente o Oscar de melhor ator pelo papel.




Buscando características do Noir em The Lost Weekend, podemos citar o flashback de Birman no bar, quando conta para o Barman toda sua história de alcóolatra e quando conheceu sua namorada.

Birman seria ainda o arquétipo do perseguido, pois considera ter dupla personalidade, em um conflito constante entre o escritor e o alcoólatra.

O clima pessimista e fatalista permanece por todo o filme, mas desta vez, contrariando os finais sem esperanças do cinema Noir, em Farrapo Humano parece que uma porta abre-se quando, após grande insistência da namorada que percebe a intenção de Birman em suicidar-se antes que o irmão retorne do campo, e após a visita do Barman que recupera a máquina de escrever com que ele tenta ser um escritor, este parece recobrar a confiança a fim de escrever sua história como alcoólatra.

Segundo informações na Wikipedia, parece que o filme causou preocupação aos negociantes de bebidas pois, segundo relatou Billy Wilder, as indústrias de bebidas alcoólicas estadunidenses ofereceram cinco milhões de dólares para que a Paramount não realizasse o filme.

De forma brilhante, Billy Wilder conseguiu uma vez mais retratar com realismo a fraqueza humana em todos os detalhes, trazendo a tona mais um problema social encoberto por interesses capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário