Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 1 de março de 2011

O Gabinete do Dr. Caligari (1920)


O Gabinete do Dr. Caligari
The Gabinet of Dr. Caligari
Alemanha - 1920
Gênero: Horror
Diretor: Robert Wiene
51min


Considerado um clássico do Expressionismo alemão e referência de estudiosos e amantes do gênero, Dr Caligari, um médico que chega a uma feira de espetáculos e apresenta o sonâmbulo Cesare, que encontra-se dormindo há 23 anos, e ao acordar sob seu comando prevê o futuro, surpreende os visitantes. Ao cair da noite, começam a ocorrer assassinatos trazendo o horror na pequena cidade.

O filme é todo teatral e dramático. Filmado em estúdio, tem seus cenários compostos de pinturas diversas e formas geométricas angulosas e irregulares que contribuem para o clima atordoante dos acontecimentos. A maquiagem carregada com rostos muito pálidos e os olhos e bocas pintados de negro intensificam a dramaticidade das cenas e os gestos exagerados dos atores, aumentando o clima de mistério e terror que conduzem a trama. A trilha sonora contribui ainda com a tensão existente.




Trata-se de uma produção aparentemente de poucos recursos mas de uma criatividade que supera tal situação. Certo que algumas tomadas, como as descobertas através dos escritos de Caligari, por vezes dificulta o acompanhamento pela cópia já deteriorada e a escrita a mão, mas não chega a comprometer o valor do filme ou a atenção do espectador.

Assisti a uma versão um pouco maior que esta do YouTube que felizmente encontra-se na íntegra em um só vídeo. Aos interessados em conhecer as raízes do noir e do cinema, apreciem os detalhes que caracterizam o expressionismo alemão e que deu substância ao gênero cultuado e discutido neste blog. E claro, boa diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário