Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fausto, de Munau.

Fausto
Faust - 1926
F. W. Murnau
Alemanha
116 min

http://www.imdb.com/title/tt0016847/



O Expressionismo alemão é uma das grandes influências do filme noir, tendo como traços mais marcantes a interpretação exagerada, o clima de loucura e pesadelo, maquiagem carregada, cenários com perspectivas retorcidas, iluminação claro-escuro e fortes sombras.

A pesquisadora do cinema alemão Lotte H. Eisner destaca em Fausto o claro escuro e o clima mágico produzido, com efeitos especiais e a contenção na movimentação de câmera. Explica que “A sombra é a pátria da alma alemã”e aparece como elemento fundamental na cinematografia da Alemanha do pós-Primeira Guerra. Para os expressionistas, a sombra é a metáfora do inconsciente, da repressão, da clandestinidade e das trevas. Murnau utiliza esses recursos com maestria no mito de Fausto.

Fausto deseja o conhecimento além de sua época com a finalidade inicial de salvar seu povo. Cansado de não obter êxito mesmo com todos os esforços, assina com o próprio sangue um contrato com Mefistófeles (o demônio), pela promessa de que o servirá fazendo sua vontade por vinte e quatro anos mantendo-o sempre jovem, em troca de sua alma que ao final do prazo será levada ao inferno. Ao contrário de seus primeiros objetivos, entrega-se aos prazeres mundanos satisfazendo a seus desejos, sendo por vezes ludibriado pelo demônio que o afasta de qualquer intenção de bondade. Ocorre porém que, tendo encontrado o amor em Margarida, é salvo do destino ao qual se comprometera e o bem triunfa.

Mefistófeles (Emil Jannings), conduz o horror pelo poder que possui sobre os demais personagens, manipulando-os de acordo com sua vontade - ao contrário do que acredita Fausto - e as sombras intensificam o aprisionamento dos personagens nas trevas.



A fotografia é deslumbrante e a maneira em que o filme usa a imagem para transmitir as emoções de seus protagonistas surpreende o espectador.




Fausto é um filme notável, retratando a eterna luta entre o bem e o mal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário